Sindilojas afirma que aniversário de PG impulsiona comércio | aRede
PUBLICIDADE

Sindilojas afirma que aniversário de PG impulsiona comércio

Expectativa é que més de setembro avance nas contratações temporárias devido aos eventos do bicentenário

Expectativa é de que o mês de setembro gere empregos temporários com o aniversário de 200 anos
Expectativa é de que o mês de setembro gere empregos temporários com o aniversário de 200 anos -

Enaira Schoemberger

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponta Grossa promove projetos culturais em comemoração ao seu bicentenário, incluindo eventos diversos da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). As atividades abrangem todas as idades, apresentando uma programação que inclui shows, concertos e apresentações culturais. Além de promover a cultura e o envolvimento da comunidade, as atividades geram estimulo para o desenvolvimento econômico local.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa e Região (Sindilojas PG), José Carlos Loureiro Neto, observa com otimismo o impacto dessas atrações na economia da região. Segundo ele, as atividades noturnas proporcionam aumento na circulação de pessoas e torna-se um atrativo para visitantes de outras cidades. O que geralmente é ao contrário no mês de setembro ,“As pessoas aproveitam os dois feriados do mês para viajar, a expectativa é positiva devido às comemorações dos 200 anos”, disse Loureiro. 

O comércio varejista de Ponta Grossa teve o melhor desempenho do Estado entre as seis regiões paranaenses no primeiro trimestre de 2023, conforme indica a Pesquisa Conjuntural Mensal da Fecomércio. Enquanto Ponta Grossa apresentou uma elevação de 7,44%, o Paraná teve uma alta média de 4%. Saiba mais sobre a pesquisa na notícia publicada pelo Portal aRede e Jornal da Manhã, clicando aqui.

Geração de empregos

O presidente do sindicato também destacou que setembro é o mês em que os empresários começam a selecionar currículos para contratações temporárias visando o período de dezembro, com um ciclo de três meses de seleção. Janeiro é um mês-chave para decidir quem permanece na equipe. 

Os eventos dos 200 anos de Ponta Grossa, de acordo com José Loureiro, irão aumentar a contratação temporárias do mês. A expectativa é de que a economia do comércio circule positivamente e gere mais oportunidades de empregos no setor.

Dados recentes do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revelaram uma baixa na geração de empregos de carteira assinada no setor do comércio, em relação ao maior gerador de empregos, o setor de serviços. Enquanto o comércio teve um balanço positivo de 90 contratações, considerando o primeiro semestre de 2023, o setor de serviços levou um saldo de  1.512 empregos. Saiba mais sobre o levantamento do primeiro semestre de 2023 do Caged na notícia do Portal aRede e Jornal da Manhã clicando aqui

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE