Julio Kuller quer diminuir filas de atendimentos especializados na saúde | aRede
PUBLICIDADE

Julio Kuller quer diminuir filas de atendimentos especializados na saúde

Projeto de Lei aprovado em Sessão autoriza o município a manter formulários e solicitações de exames da rede pública em estabelecimentos da rede privada

VÍDEO
Vereador Julio Kuller falou ao Portal aRede sobre o projeto | Autor: Guilherme Matavelli/aRede

Felipe Deliberaes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou, em Sessão Ordinária nesta quarta-feira (2), o Projeto de Lei nº168, do vereador Julio Kuller (PV), que autoriza o município a manter formulários e solicitações de exames da rede pública de saúde em estabelecimentos da rede privada da mesma área. 

Em entrevista ao Portal aRede, Julio explicou que o projeto busca solucionar as filas de atendimentos de especialidades que existem há muitos anos em Ponta Grossa, com falta de consultas de especialidades e médicos nos postos de saúde do município. “Isso acontece na maioria dos municípios brasileiros, não só aqui. São até dois anos para conseguir uma consulta em áreas como neurologia, psiquiatria, ortopedia e oftalmologia”, contextualizou o vereador.

Ele explica que, com as filas no atendimento público, os pacientes acabam buscando tratamento particular, mas não conseguem arcar com os custos dos exames solicitados. 

"A proposta é que, quando o munícipe fizer uma consulta num médico particular e a fila daquela especialidade for muito grande, o município cadastrará esse médico para que receba guias de encaminhamentos pelo SUS; dessa forma, além de dar sequência nas filas, o paciente não fica sem o tratamento”, finalizou Julio.

Para ter direito ao atendimento gratuito, o munícipe precisa declarar ao médico a situação de carência financeira, recebendo no máximo um salário mínimo ou estar inscrito no CadÚnico, para então retirar no estabelecimento uma declaração atestando a falta de condições de arcar com os exames.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE