Iplan quer liberar construção de imóveis no Lago de Olarias | aRede
PUBLICIDADE

Iplan quer liberar construção de imóveis no Lago de Olarias

Seriam afetadas as ruas Serra do Piquiri e Aristides Lobo, que ficam no entorno do parque

Seriam afetadas as ruas Serra do Piquiri e Aristides Lobo, que ficam no entorno do parque
Seriam afetadas as ruas Serra do Piquiri e Aristides Lobo, que ficam no entorno do parque -

Vitor Carvalho

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) pretende liberar o aumento no número de prédios no entorno do Lago de Olarias. Nesta terça-feira (25), foi realizada uma audiência pública no Centro de Educação Ambiental (CEA), localizado dentro do parque, em que foram discutidas alterações de zoneamento nas ruas Serra do Piquiri e Aristides Lobo. O objetivo do Iplan é promover maior densidade populacional do local, a partir de imóveis verticais.

Atualmente, as duas ruas se enquadram na Lei 14.482/2022 como ‘Zona Mista 2’, o que permite uma ocupação mediana de pessoas no local, impedindo construções de grande porte. Segundo documento liberado pelo Iplan, a zona atual é de uso predominantemente residencial, com comércios de bairro em menor incidência.

O projeto precisa da alteração para estar em consonância com o Plano Diretor de Ponta Grossa (Lei 14.305/2022), sancionado pela prefeita Elizabeth em dezembro do ano passado. Além de alterações no Plano Diretor, o projeto prevê alterações no sistema viário e no uso e ocupação do solo urbano de Ponta Grossa.

O objetivo do Iplan, portanto, é alterar o local que engloba as ruas Serra do Piquiri e Aristides Lobo para a classificação ‘Zona Mista 3’ (ZM3). Desse modo, seriam permitidas maiores construções no local, o que englobaria prédios com mais de 14 andares e habitações coletivas com maior número de andares por cada torre.

Consulta pública

Durante a audiência pública, o Iplan apresentou a proposta para alteração na lei que compreende os tipos de zoneamentos. A reunião foi aberta para toda a população, que pôde garantir sua participação, inclusive com questionamentos, através de uma inscrição online, liberada pela Prefeitura entre os dias 5 e 15 deste mês.

Segundo a arquiteta e urbanista do Iplan, Karla Volaco, “é importante que se discuta esse projeto para melhor aproveitamento dos investimentos e infraestrutura realizados no parque e seu entorno de maneira sustentável, compatível com as questões ambientais”.

Ainda de acordo com Karla, as questões debatidas sobre o projeto foram anotadas pelo Iplan, que ainda precisa definir se alterações serão feitas. Depois desta fase, o projeto é encaminhado à procuradoria do município, que vai revisar e encaminhar para aprovação da prefeita Elizabeth. Após todo esse processo, o projeto tramita na Câmara Municipal e pode entrar para votação dos vereadores.

Zoneamento pode ameaçar área verde

No ano passado, um projeto semelhante foi apresentado pelo Iplan para aumentar a densidade do zoneamento urbano da região do Lago de Olarias. Ruas próximas ao projeto atual seriam afetadas, com liberação de construção de edifícios superiores a 14 andares. Na época, o professor Sandro Xavier de Campos, do Grupo de Pesquisa em Química Analítica Ambiental, disse que o zoneamento poderia prejudicar árvores e animais, afetando o meio ambiente de Ponta Grossa. Segundo o professor, “o cuidado com a natureza deveria ser prioritário nas diretrizes de zoneamento”.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE