HU disponibiliza sistema para verificar fila de espera em PG
Pacientes podem consultar a sua situação através do site do Hospital Universitário da UEPG

Agora, pacientes podem acompanhar sua posição na fila de espera por cirurgias eletivas no Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG). No site do HU, um sistema atualizado diariamente mostra a posição geral e por especialidade na fila, com a possibilidade de buscar pelo número do Cartão Nacional de Saúde (cartão SUS).
A iniciativa busca dar transparência ao processo, que pode ser acompanhado em tempo real. “É mais uma demonstração de que para a UEPG é fundamental que a população seja melhor informada para ser melhor atendida”, enfatiza o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto.
O HU realiza mais de 500 cirurgias por mês, sendo cerca de 200 eletivas e as restantes, de urgência e emergência, todas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas especialidades de ortopedia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, cirurgia geral, coloproctologia, ginecologia, neurocirurgia, urologia e cirurgia oncológica. No Hospital Universitário Materno-Infantil (Humai-UEPG), são mais de 100 cirurgias pediátricas por mês e aproximadamente 160 partos (normais e cesáreas).
GALERIA DE FOTOS
“A missão dos nossos hospitais é prestar à comunidade um atendimento de qualidade através do SUS, e a disponibilização para consulta da lista de espera das cirurgias eletivas cumpre um dos passos da transparência do nosso trabalho”, destaca a diretora-geral dos Hospitais da UEPG, professora Fabiana Postiglione Mansani. “Os HUs estão em ampliação dos atendimentos cirúrgicos para que um número ainda maior de pacientes seja beneficiado”.
A ação de transparência foi coordenada pela Central de Agendamentos do HU, com o apoio do Núcleo de Tecnologia da Informação. A planilha está disponível na aba “Para Pacientes” do site do HU ou clicando aqui.
Cirurgias eletivas
Durante a pandemia da covid-19, houve um represamento das cirurgias eletivas, devido à suspensão dos procedimentos para conter o avanço do coronavírus. Com o retorno, foi necessário reorganizar a fila de espera, com um novo chamamento a todos os pacientes que tinham indicação de procedimentos cirúrgicos para reavaliação. “A organização da fila é por ordem cronológica”, explica o diretor técnico do HU, Ricardo Zanetti.
A partir da consulta com o especialista que faz a indicação cirúrgica, o paciente é encaminhado para o agendamento cirúrgico e entra na lista, que respeita a especialidade e a cronologia. “Três meses antes da data provável da cirurgia, o paciente passa pela avaliação anestésica. Se liberado para o procedimento cirúrgico, retorna com o cirurgião, que revisa todos os exames e vê se está tudo certo”, orienta o médico. Com um mês de antecedência, há ainda uma consulta de enfermagem, em que o paciente recebe todas as orientações para a realização do procedimento cirúrgico.
GALERIA DE FOTOS
Segundo dados do Programa Nacional de Redução das Filas, do Ministério da Saúde, há mais de 1 milhão de pessoas na fila de espera por cirurgias eletivas em todo o Brasil. No Paraná, esse número é de mais de 50 mil pessoas.
Com informações: assessoria de imprensa.


























