PG acumula 5,5 mil vagas de emprego criadas em 16 meses | aRede
PUBLICIDADE

PG acumula 5,5 mil vagas de emprego criadas em 16 meses

Desde janeiro de 2022, em apenas dois houve mais demissões do que admissões. Setor de serviços abriu mais de 4 mil novas oportunidades

Lideranças ressaltam os trabalhos desenvolvidos por diferentes setores, que trouxeram crescimento econômico e geração de emprego
Lideranças ressaltam os trabalhos desenvolvidos por diferentes setores, que trouxeram crescimento econômico e geração de emprego -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponta Grossa completou, no último mês de abril, o 4º mês seguido de saldo positivo na geração do emprego. Isso significa que, em todos os meses de 2023, as empresas de Ponta Grossa mais contrataram trabalhadores do que demitiram. Em uma análise mais amplia dos dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), englobando também todo o ano de 2022, o panorama segue com um alto índice de saldo positivo: dos 16 meses, em 14 houveram mais contratações do que demissões, o que significa que apenas em dois meses houve retração do mercado de trabalho local. Somado o saldo do emprego desses 16 meses, foram 5.531 vagas de trabalho criadas no mercado formal, com carteira assinada, na cidade.

Nesse período, o mês mais positivo para a cidade foi agosto de 2022, quando o saldo foi positivo em 819. Os únicos déficits foram nos meses de março de 2022, quando o número de demissões foi superior que o de admissões em 156, e em dezembro, quando 881 vagas de trabalho foram fechadas. Caso não houvessem essas perdas nesses dois meses e o saldo tivesse ficado neutro, em 0, o saldo de novas vagas criadas no período teria sido de 6.568.

Entre os cinco setores da economia, apenas um deles acumula saldo negativo nesses 16 meses. O setor líder em empregabilidade é o de serviços, que criou 4.174 vagas. É um valor quatro vezes maior que o segundo melhor colocado, a indústria. A indústria em geral criou 1.002 novas oportunidades neste período de janeiro de 2022 a abril de 2023, enquanto que o comércio ofertou 974 novas oportunidades. O agronegócio apareceu na quarta colocação, com 174 vagas abertas, enquanto que o único setor negativo foi a construção civil, com 793 vagas fechadas.

EVOLUÇÃO

A prefeita Elizabeth Schmidt ressalta a relevância dos números registrados neste período e informa que a cidade segue no caminho do crescimento e da geração de novas oportunidades. “Trabalhamos sempre com o objetivo de atrair novos investimentos para o município aliado com o fomento e o apoio aos empreendedores locais. São várias ações desenvolvidas que possibilitam um ambiente propício para a geração de empregos e renda”, destacou.

O secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Pinto, afirmou estar confiante para números ainda mais positivos os próximos meses. "Estamos muito confiantes com o futuro, muitas empresas ainda não estão operando, e a tendência é que mais empregos sejam gerados. Com isso, o saldo de empregos deve continuar sendo positivo nos próximos meses", conclui.

Acipg destaca momento de grande pujança 

A presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, Giorgia Bin Bochenek, reforça que uma cidade que cresce economicamente é melhor e mais justa. “Ponta Grossa hoje vive um momento pujante, único em sua história. Os dados econômicos mais recentes apontam que nossa cidade está em pleno crescimento, fruto de um trabalho incessante de diferentes setores, seja do poder público, das entidades que se unem em prol de um objetivo em comum, que é o crescimento de nossa cidade, e sobretudo dos nossos empresários, que mesmo diante de tantas dificuldades não medem esforços em seguir empreendendo, gerando riquezas e transformando Ponta Grossa”, diz.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE