Ex-combatente major Odorico é sepultado em PG
Um dos combatentes da 2ª Guerra Mundial, o major pertenceu ao Exército por mais de 30 anos. Ele morreu neste sábado (1), em Ponta grossa, aos 101 anos
Publicado: 02/04/2023, 15:00

Foi enterrado na manhã deste domingo (2), em Ponta Grossa, o corpo do ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Odorico Dias de Goes. O sepultamento aconteceu às 9 horas, no Cemitério São José, com honras militares. Nascido em Entre Rios, no Paraná, no dia 5 de novembro de 1921, Major Odorico faleceu no Centro Hospitalar São Camilo, neste sábado (1), aos 101 anos.
Seu falecimento despertou inúmeras postagens em redes sociais. A própria prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, se pronunciou, tratando-o como um herói. “Major Odorico, nosso herói, descansou e repousa agora entre os que defenderam a liberdade e a vida. Seu nome e sua honra serão eternamente lembrados entre os brasileiros. Um cidadão que trouxe orgulho e honra para nossa cidade”, escreveu, neste domingo.
Ainda ontem, logo após o falecimento, a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada também fez uma postagem oficial em uma página, informando, com pesar, o passamento. “Com seu falecimento, o herói Major Odorico passa a integrar o rol de grandes nomes a serem eternamente lembrados e reverenciados por todos os brasileiros”, revelou.
Quem também fez uma postagem o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Henrique do Vale, lembrando da história do ex-combatente. “Partiu o distinto pracinha Major Odorico, que combateu o nazifascismo na Itália. Deus lhe acompanhe”, descreveu.
Histórico
De acordo com a página 'Imortais Combatentes da FEB', durante a 2ª Guerra Munidial Odorico Dias de Góes "serviu como 3º Sargento e esteve em uma série de batalhas para a libertação de cidades italianas, e participou do efetivo que representou o Brasil em Portugal".