São Camilo utiliza método inédito para tratar câncer no Paraná | aRede
PUBLICIDADE

São Camilo utiliza método inédito para tratar câncer no Paraná

Procedimento inovador realizado em Ponta Grossa permite o tratamento de câncer com micro-ondas de calor, sem a utilização de técnicas invasivas no paciente

À esquerda o doutor João Brino e os demais médicos que realizaram o procedimento
À esquerda o doutor João Brino e os demais médicos que realizaram o procedimento -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Referência nos atendimentos em saúde nos Campos Gerais, o Centro Hospitalar São Camilo (CHSC), localizado em Ponta Grossa, realizou um feito inédito nos Campos Gerais no início deste mês, em 8 de fevereiro. Pela primeira vez foi utilizada a técnica Ablação Hepática por Micro-ondas para tratar um câncer de fígado. O método inovador para tratamentos de cânceres foi realizado pelo Dr. João Afonso Caldeira Brino com a Equipe Inrad/Endorad, junto de especialistas do Rio de Janeiro.

O procedimento 'Ablação Hepática por Micro-ondas' consiste em uma técnica sem a necessidade de métodos invasivos no paciente, utilizando micro-ondas de calor para tratar o câncer. Com a ajuda de imagens, um pequeno furo na pele, de aproximadamente 3 mm, auxilia os médicos a destruírem o câncer: principalmente de fígado, rim, pulmão, adrenais, ossos e musculoadiposas.

Segundo o médico Radiologista Intervencionista e Angiorradiologista responsável pela operação, a técnica foi utilizada com sucesso em Ponta Grossa. Também o acompanharam no procedimento a Dra. Soraya Lucia Neres de Souza, Dr. Alexander Ramajo e Dr. Leonardo Azevedo Marcondes.

Ainda conforme João, o São Camilo pôde realizar esse procedimento através de 'várias frentes'. Primeiro, foi localizada uma paciente que se beneficiaria a realizar a Ablação Hepática por Micro-ondas. Depois, teve todo o suporte de tomografia, da anestesia dentro da sala de tomografia, além de trazer um equipamento de fora de Ponta Grossa para o São Camilo.

Como funciona?

Com alto potencial no tratamento de pacientes com câncer, a Ablação Hepática por Micro-ondas já é consolidada nos centros oncológicos mundo afora. A técnica chegou ao Brasil em 2019 e é indicada para alguns tipos de câncer primários ou secundários de fígado, rim, pulmão, adrenais, ossos e musculoadiposas. Além disso, é um método menos invasivo e mais rápido, sem a necessidade de incisões ou cortes na pele, trazendo mais comodidade ao paciente. Entretanto, a Ablação Hepática por micro-ondas ainda não tem cobertura no Sistema Único de Saúde (SUS).

Sob anestesia-geral ou, em alguns casos, apenas com sedação consciente, o médico radiologista intervencionista introduz uma agulha no interior do tumor. Para que isso aconteça, é utilizado métodos como ultrassom e tomografia computadorizada, permitindo o acompanhamento real do procedimento. Tão logo se confirme a posição da agulha, um gerador é acionado, levando a emissão de micro-ondas na agulha, provocando a movimentação de moléculas e destruindo a lesão através do calor (com temperaturas acima de 70ºC).

Mesmo com grandes resultados, nem todos os pacientes com câncer podem ser beneficiados com essa técnica. Condições como o tipo e natureza do tumor, tamanho e localização influenciam na escolha do tipo de terapia oncológica. Com isso, os tratamentos devem ser realizados individualmente, conforme a especificidade de cada paciente.

Outros tratamentos no São Camilo

Localizado na rua Siqueira Campos, nº 800, Oficinas, em Ponta Grossa, o Centro Hospitalar São Camilo (CHSC) oferece o que há de melhor nos atendimentos em saúde.

Ficou interessado no 'São Camilo'? Acesse o site clicando aqui ou entre em contato pelo e-mail: agendamento@saocamilopg.com.br. Há ainda o telefone: (42) 3026-6200.

Assista a live realizada pelo Portal aRede com o médico Dr. João Afonso Caldeira Brino para mais informações (veja aqui).

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE