Lideranças de PG repudiam ataques golpistas em Brasília | aRede
PUBLICIDADE

Lideranças de PG repudiam ataques golpistas em Brasília

Pelas redes sociais, políticos ponta-grossenses classificaram como ‘lamentável’, ‘inaceitável’ e ‘extremamente triste’ os atos antidemocráticos registrados contra os Três Poderes, no domingo (8)

Deputada estadual Mabel Canto, o secretário Marcelo Rangel e o presidente da CMPG Filipe Chociai
Deputada estadual Mabel Canto, o secretário Marcelo Rangel e o presidente da CMPG Filipe Chociai -

Marcus Benedetti

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Após as invasões registradas no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto e no Supremo Tribunal Federal (STF), no último domingo (8), diversas lideranças políticas de Ponta Grossa e da região se manifestaram contra os atos antidemocráticos. Um dos primeiros políticos que lamentou os atos foi o deputado federal Aliel Machado (PV). Em um vídeo publicado nas redes sociais, Aliel mostrou um pouco do estado que se encontrava o Palácio do Planalto logo após a dispersão dos vândalos. 

“Talvez uma das maiores destruições que tivemos foi a galeria dos presidentes da República. Estamos mostrando que de fato foi uma tentativa de golpe, de tomada de poder à força por terroristas, bandidos, pessoas que estão sendo financiadas por outros interesses. Talvez esse seja o ato mais simbólico que representa a tentativa de golpe”, declarou Aliel ao mostrar imagens da galeria de fotos dos ex-presidentes destruída. 

Quem também fez questão de se posicionar contra o ato foi a deputada estadual Mabel Canto (PSDB), que afirmou “não ter justificativa” para o episódio registrado. “A única manifestação correta é a pacífica. Não há justificativa alguma para defender o que aconteceu em Brasília. Não, não é certo. Ponto final”, escreveu. 

Assim como Mabel, o secretário de Inovação do Estado, Marcelo Rangel (PSD), também repudiou a ação dos vândalos ao publicar um vídeo sobre o assunto. Na publicação, Rangel aparece com semblante abatido e disse estar triste pelos protestos golpistas. “Foi um domingo triste para o Brasil e para a democracia do nosso país. Todo atentado contra o Estado Democrático de Direito tem a minha reprovação. Sempre aprendi que quando se vai para a violência, o vandalismo ou a anarquia, perde-se qualquer discussão. Perdemos uma discussão legítima sobre liberdade de expressão pacífica. Já não existe mais isso. (...) Estou extremamente triste. O Brasil não merecia isso”, declarou. 

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Filipe Chociai (PSD), também lamentou a ação golpista e ressaltou a importância do diálogo na política. “As instituições de nosso país sempre serão maiores que qualquer ameaça e ataques ao Estado Democrático de Direito. Desde quando fui eleito presidente da Câmara de Ponta Grossa, coloquei como principal missão o fortalecimento do legislativo municipal como instituição. Ao ver o caos e cenas lamentáveis que ocorreram em Brasília no domingo, tenho mais certeza da necessidade de concretizarmos esta missão. Diálogo e respeito sempre foram as únicas opções”, cobrou o parlamentar. 

Acipg se manifestou em nota 

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), emitiu no início da tarde desta segunda-feira (9), uma nota em que a instituição se manifesta contrária aos atos antidemocráticos ocorridos em Brasília no último domingo (8), onde os envolvidos invadiram e despedraram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. “A ACIPG apoia a livre manifestação e defende a liberdade de expressão, mas jamais será favor de algum tipo de ação violenta e que não respeita a propriedade e patrimônio. Vale ressaltar que a ACIPG defende manifestações pacíficas, que não cerceam o direito de ir e vir”, disse.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE