PUBLICIDADE

PG conclui instalação de 25% dos novos radares de trânsito

'Ordem de Serviço' foi assinada no início deste mês; confira onde possivelmente serão instalados os novos radares da cidade

Equipamentos eletrônicos já foram vistos sendo instalados na Rua Balduíno Taques
Equipamentos eletrônicos já foram vistos sendo instalados na Rua Balduíno Taques -

Rodolpho Bowens e Sebastião Neto

@Siga-me

Após um longo período sem a maioria dos radares em Ponta Grossa, mais especificamente desde junho - leia a notícia publicada pelo Portal aRede aqui -, os novos equipamentos começaram a ser colocados neste mês de dezembro. E chegando ao fim do ano, aproximadamente 25% dos novos radares já foram instalados na cidade. A informação é da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG). Apesar de montados, os equipamentos ainda não estão em funcionamento para a aplicação de multas. O novo contrato, de R$ 3.697.999,80 e válido por 12 meses, prevê até 130 faixas de fiscalização eletrônica no município.

Segundo a assessoria de imprensa do Poder Executivo, "até o momento, foram instalados radares em 15 pontos da cidade. Os equipamentos cobrem um total de 30 faixas, o que equivale a 25% do total de faixas licitadas", explica à equipe de jornalismo do Portal aRede. Porém, como dito acima, os aparelhos ainda não estão em funcionamento, visto que precisam de aferição do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). "Tão logo estejam com a fiscalização operante, o município divulgará a listagem dos pontos ativos no site da Prefeitura", garante.

Entretanto, é possível acompanhar a situação dos novos radares por meio da plataforma disponível no 'Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE)' - acesse aqui. Qualquer cidadão pode ter acesso às informações referentes aos medidores de velocidade instalados nas vias públicas de todo o Brasil. Para consultar, bastar acessar o site, escolher o tipo de instrumento e completar as informações como a localidade ou o número de série do aparelho, por exemplo.

Novos radares

A PMPG firmou o Contrato nº 433/2022 com a Splice Industria e Comercio e Serviços Ltda., localizada em Votorantim (SP). O objetivo é a execução de fornecimento, implantação, manutenção e operação de equipamentos de fiscalização de trânsito. De acordo com o contrato, existe a previsão de instalar 80 faixas de fiscalização eletrônica de velocidade, mais 40 faixas detectoras de velocidade, fiscalizadoras de avanço do sinal vermelho e parada sobre faixa, além de 10 faixas de remanejamento. Ainda, a compra de 120 licenças de uso do software de pré-processamento das imagens.

Com a 'Ordem de Serviço' formalizada pela Prefeitura no início do mês, a empresa tem até 90 dias, conforme o contrato, para instalar e operar 100% dos novos radares. Os trabalhos seguem o seguinte cronograma:

- 30 dias, instalação e operação de 25% dos equipamentos;

- 45 dias, instalação e operação de 50% dos equipamentos;

- 60 dias, instalação e operação de 75% dos equipamentos;

- 90 dias, instalação e operação de 100% dos equipamentos.

Confira abaixo os possíveis locais que deverão receber os novos radares:

Tecnologia 'lê' placas

O novo contrato também traz o 'Sistema de Reconhecimento Optical de Caracteres (OCR)'. Com isso, os equipamentos poderão realizar a leitura automática das placas de aproximadamente 90% dos veículos. Seja em dias chuvosos ou de calor, ou de dia ou à noite, a tecnologia conseguirá identificar as placas - pontos estratégicos serão definidos pela Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP).

Ainda, o sistema 'LAP/OCR' estará integrado com a tecnologia da Polícia Militar do Estado do Paraná (PM/PR), com isso, reforçando a necessidade de manter o veículo em dia - no Paraná, cerca de 47% dos veículos estão com o licenciamento irregular, por exemplo. O motorista que for flagrado circulando com automóvel que não esteja licenciado, estará cometendo infração de trânsito gravíssima, recebendo uma multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - mais detalhes clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE