PG perde representatividade política com decisão do TSE | aRede
PUBLICIDADE

PG perde representatividade política com decisão do TSE

Jocelito Canto foi o mais votado do PSDB no Paraná, somando 74 mil votos. Entretanto, ele não irá assumir o mandato pois foi alvo de uma impugnação e o TSE recusou seu último recurso

Jocelito Canto, ex-prefeito de Ponta Grossa.
Jocelito Canto, ex-prefeito de Ponta Grossa. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com a derrota do ex-prefeito Jocelito Canto (PSDB) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cidade de Ponta Grossa e a região dos Campos Gerais perdem representatividade na Câmara dos Deputados, em Brasília. Apesar de ter recebido mais de 74 mil votos nas eleições deste ano, Jocelito não poderá assumir o mandato em 2023 por ter sido alvo de uma ação de Sandro Alex (PSD), deputado federal reeleito juntamente com Aliel Machado (PV). Dessa forma, ao invés de três deputados, a região terá somente dois parlamentares federais nos próximos quatro anos. 

Além de todas as questões políticas envolvidas no processo, a derrota de Jocelito no TSE significa também menos recursos para a região. Cada deputado federal tem direito a um determinado valor de emendas impositivas que podem ser utilizadas pelos parlamentares. As emendas são espécies de quantias, em dinheiro, que são destinadas para diferentes áreas de acordo com a necessidade de cada região e com as demandas que chegam até os deputados. Em 2023, por exemplo, cada deputado terá direito a R$ 19.704.897 em emendas. Do valor apresentado por cada parlamentar, pelo menos metade deve ser destinado a ações e serviços públicos de saúde (ASPS).

LUTA PELA SAÚDE 

Em agosto deste ano, quando estava em campanha para o cargo de deputado federal, Jocelito havia declarado ao Jornal da Manhã que sua motivação principal para a candidatura era a possibilidade de lutar pela saúde pública. 

“Quero ir para Brasília, porque neste momento de mudança tudo começa com bons congressistas, com políticos que vão lá e defendam os interesses da população. Veja hoje a saúde de Ponta Grossa, por exemplo. O Pronto Socorro está fechado, enquanto isso tem pessoas no corredor da UPA Santana esperando um leito de UTI. (...) Está tudo errado nessa questão da saúde. Então, a minha luta principal vai ser pela saúde. Não vou deixar de atender os outros interesses, mas quero principalmente trabalhar por essa área, porque atualmente é o principal problema e será o meu foco”, afirmou na época. 

POSICIONAMENTOS

A reportagem entrou em contato com a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) e com o diretório estadual do PSDB, partido de Jocelito, para saber qual seria o posicionamento dessas entidades neste momento. Entretanto, não houve retorno até o fechamento desta matéria. A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) retornou o contato, mas preferiu não se manifestar.

FIM DA CARREIRA POLÍTICA

Logo após o resultado do julgamento no TSE, Jocelito Canto gravou um vídeo anunciando o final da sua carreira política. “Agora, a política para mim termina aqui. Termina aqui minha vida pública”, disse. Ele ainda afirmou não acreditar mais na justiça. 

ELEIÇÃO DE BETO RICHA

Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quem assume a vaga de Jocelito Canto é o ex-governador do Estado do Paraná, Beto Richa (PSDB), segundo mais votado do partido, que contabilizou 64 mil votos neste ano.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE