Comércio projeta alta de 23,6% no Dia das Mães | aRede
PUBLICIDADE

Comércio projeta alta de 23,6% no Dia das Mães

Pesquisa aponta que 88% dos empresários da cidade acreditam no crescimento em relação a 2021

A cada 100 comerciantes, 88 acreditam que as vendas de 2022 
serão superiores às registradas em 2021 em Ponta Grossa
A cada 100 comerciantes, 88 acreditam que as vendas de 2022 serão superiores às registradas em 2021 em Ponta Grossa -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Pesquisa  aponta que 88% dos empresários da cidade acreditam no crescimento em relação a 2021

Comerciantes de Ponta Grossa estão bastante confiantes para as vendas neste Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio, neste ano, no dia 8. Levantamento da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), realizado pela Datacenso, aponta que os empresários do setor na cidade têm uma expectativa de vendas 23,6% superiores às registradas em 2021. Esse valor na cidade está acima da média estadual, onde a média de crescimento esperada é de 19%. O Dia das Mães é tradicionalmente reconhecido como a segunda melhor data comemorativa do ano para o comércio varejista, como volume de vendas inferior apenas à média do Natal.

De acordo com a pesquisa, apenas 2% dos empresários de Ponta Grossa projetam que as vendas de 2022 serão inferiores às de 2021, e outros 10% esperam que sejam iguais. O restante, 88%, projeta o crescimento nas vendas, tornando os empresários da cidade como os mais otimistas do Estado para esse aumento na comparação com o ano anterior. Depois de Ponta Grossa, os mais otimistas são os empresários de Cascavel e Curitiba e Região Metropolitana. Entre as oito regiões avaliadas, os comerciantes menos otimistas estão em Londrina, onde 57% espera alta nas vendas.

Os comerciantes ouvidos pela pesquisa atribuíram esse otimismo a alguns fatores, como o fim da pandemia e a vacinação, que já estão levando mais pessoas às lojas, e também a outros dois fatores específicos: a liberação do valor de até R$ 1 mil do FGTS aos trabalhadores e o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas, iniciado na última segunda-feira (25) pelo INSS.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa e Região (Sindilojas PG), José Loureiro Neto, também confirmou que as perspectivas do sindicato são bastante positivas para o dia das mães de 2022. “Devemos ter as maiores vendas dos últimos três anos, porque a própria Páscoa já vendeu 12% a mais, referente a 2019. É sinal que o comércio está retomando. Então esperamos também por aí para o Dia das Mães, 12% a 15% a mais, porque foram dois anos que os filhos não puderam passar o dia todo com as mães. E vai aumentar não só presentes, mas também viagens, alimentação, enfim, todos os segmentos vão crescer”, informou José Loureiro.

Empresários estão esperançosos e aguardam evoluções

Em relação à economia nacional, 29% dos entrevistados em todo o Estado mostraram-se preocupados, 36% esperançosos e 30% aguardam a evolução do cenário econômico. Em Ponta Grossa, 35% afirmam estar esperançosos, 38%  aguardam a evolução do cenário econômico, e 28% se mostram preocupados. “Nos últimos dois anos de pandemia, os comerciantes passaram a data com as lojas fechadas e com horários restritos, o que fizeram as vendas despencarem. Neste ano o cenário é diferente, a recuperação gradual da economia, provocada pela reabertura definitiva do comércio, pela vacinação e também, agora, pelo fim da obrigatoriedade do uso de máscaras contribuem diretamente na melhora do movimento e das vendas no comércio”, diz o presidente da Faciap, Fernando Moraes.

Com informações das assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE