Miguel Sanches Neto destaca presença de animais no desenvolvimento do ser humano
Reitor da UEPG lançará dois livros infantis nesta sexta-feira (12), no Sesc Estação Saudade
Publicado: 12/09/2025, 15:46

Durante o II Festival Gralha Azul, nesta sexta-feira (12), o escritor Miguel Sanches Neto lançará duas obras infantis: 'Estatuto de um Novo Mundo para os Animais' (editora ABC Projetos) e 'Um Cachorro Chamado Socorro' (Container Edições), no Sesc Estação Saudade. Os livros compõem o projeto “Coleção Arma Palavra”, aprovado pela Lei Rouanet, recebendo o patrocínio da COPEL e da GMAD Grupo MADCOMPEN, com produção executiva da ABC Projetos Culturais. Durante o lançamento os livros estarão sendo vendidos ao valor de R$ 39,60 cada título.
Em entrevista exclusiva ao Portal aRede, Miguel destaca a importância da convivência com animais na vida das pessoas, desde crianças até adultos. "Essas obras falam sobre os animais, ilustramos eles para as crianças sentirem carinho por todos eles. Importantíssima a presença de animais na formação das pessoas, pois isso desperta na gente um sentimento de cuidado, não só no relacionamento com os animais, mas também com qualquer ser humano", declarou Miguel.
'Estatuto de um Novo Mundo para os Animais', segundo Miguel, é destinado para leitores que estão começando sua vida nos livros, pois a obra possui poucas palavras, e parágrafos de menor complexidade. Já 'Um Cachorro Chamado Socorro' é para o leitor com uma experiência um pouco maior, já leu outros textos de literatura e que vai encontrar ali uma história que Miguel escreveu graças a convivência dele com um cachorro de infância.
Com objetivo de facilitar o acesso à literatura, ao todo serão distribuídos gratuitamente 200 exemplares de cada obra para escolas e bibliotecas. Além disso, cada obra terá a versão em audiolivro, para atender as pessoas com deficiência visual e crianças não alfabetizadas. “Formar leitores nas primeiras idades é um fator de cidadania”, afirma o autor. Pensando nisso, no projeto também serão realizadas 7 palestras em escolas da rede pública de ensino, para estimular a leitura no ambiente escolar. Uma dessas palestras foi realizada em abril, no CAIC.
A Coleção Arma Palavra deve ainda lançar mais dois livros até o próximo ano: “Amanda vai amamentar” e “Rinoceronte ri”.
Miguel Sanches Neto é doutor em Letras pela Unicamp, professor associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, tendo sido reeleito Reitor desta instituição para o período de 2022-2026. Estreou nacionalmente com Chove sobre minha infância (Record, 2000), um dos primeiros romances de autoficção da literatura brasileira. Autor de dezenas de livros em vários gêneros, destacam-se os romances Um amor anarquista (Record, 2005), A máquina de madeira (Companhia das Letras, 2012), A segunda pátria (Intrínseca, 2015). Acaba de lançar O último endereço de Eça de Queiroz (Cia das Letras) e sua poesia reunida A ninguém (Patuá). Finalista dos principais prêmios nacionais, recebeu o Prêmio Cruz e Sousa de 2002 e o Binacional de Artes Brasil-Argentina, de 2005.
Com supervisão de Rodolpho Bowens.