Batalhas de rima viram expressão artístico-cultural de PG
Nova lei foi publicada no Diário Oficial do Município; Prefeitura poderá realizar eventos para incentivar a cultura Hip Hop na cidade
Publicado: 25/06/2024, 21:11
A partir de agora, por lei, as ‘Batalhas Culturais de Rima’ são expressão artístico-cultural de Ponta Grossa. Com isso, fica assegurada a realização desses eventos no Município, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG). Outras manifestações culturais como breaking, graffiti, rap, DJ’s e beatbox também são expressões artísticas da cidade. A Lei nº 15.145, de 21 de junho de 2024, foi publicada nesta terça-feira (25) no Diário Oficial.
Conforme a lei, criada através do Projeto de Lei (PL) nº 095/2024, de autoria da vereadora Josi do Coletivo (PT), “as Batalhas Culturais de Rima são encontros comunitários que consistem em disputas de versos recitados pelos participantes, chamados de Mestres de Cerimônia (MC’s) e podem abranger outras manifestações culturais do Movimento Hip Hop”, explica a nova legislação.
Logo, de acordo com o Artigo 3º da nova lei, “fica assegurada a realização de Batalhas Culturais de Rima no âmbito do Município de Ponta Grossa, dispensada a prévia autorização do poder público” nos seguintes locais: Centros da Juventude; Centros ou Instituições Culturais; Órgãos e Parceiros da Prefeitura; Praças, Parques, Pistas de Skate e semelhantes; e outras instituições que disponham de infraestrutura para a atividade.
APOIO – Por fim, a Lei nº 15.145 explica que o Poder Executivo de Ponta Grossa poderá apoiar iniciativas que ajudem a divulgar a cultura Hip Hop na cidade. “O incentivo às políticas públicas poderá ser realizado via editais públicos e outros procedimentos licitatórios, destinação de recursos próprios para esta finalidade, realização de eventos”, entre outras possibilidades e critérios.
A nova lei tem a assinatura da atual prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt (União) e do atual procurador-geral do Município, Gustavo Schemim da Matta.