Biblioteca seleciona seis novos textos para transformar em e-book | aRede
PUBLICIDADE

Biblioteca seleciona seis novos textos para transformar em e-book

Ao todo, o projeto recebeu textos de autores de 50 diferentes cidades paranaenses. Dentre os 14 primeiros selecionados, há artistas de Ponta Grossa

O projeto conta com 20 textos que serão transformados em e-books ilustrados
O projeto conta com 20 textos que serão transformados em e-books ilustrados -

Publicado por Camila Souza.

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Editora ABC Projetos Culturais selecionou seis novos textos infantojuvenis para compor o acervo digital da Biblioteca Gralha Azul, que será lançada no primeiro semestre deste ano, disponibilizando obras exclusivamente de autores paranaenses.  Entre os selecionados estão autores de Ponta Grossa, Matinhos, Foz do Iguaçu e Cascavel. O resultado também pode ser acessado via Instagram e pelo portal da biblioteca.

Com isso, o projeto soma 20 textos que serão transformados em e-books ilustrados pela Editora. Os textos foram avaliados de forma anônima por uma curadoria contratada pela Editora e formada por profissionais especialistas em literatura. Eles consideram aspectos como qualidade literária, criatividade e originalidade e conformidade com as regras do edital. A Editora entrará em contato com os autores selecionados para formalizar os processos para a produção das obras.

Todos os e-books serão disponibilizados gratuitamente para download através da Biblioteca, que será exclusivamente virtual, com a proposta de incentivar que a população conheça a produção paranaense dirigida ao público infantojuvenil.

“O Paraná tem muitos autores que ainda não publicaram suas obras, precisam ser estimulados e conhecidos a partir da circulação de suas produções. Após uma nova análise do material resolvido, chegamos aos seis últimos classificados”, afirma a diretora da ABC Projetos Culturais, Alessandra Bucholdz. A partir de fevereiro a Biblioteca vai disponibilizar mini oficinas de produção de crônicas, contos e poesias.

Durante a realização do concurso, um dos aspectos que chamou atenção foi a participação de escritores de todas as regiões paranaenses. Ao todo, o projeto recebeu textos de autores de 50 diferentes cidades paranaenses. Os 14 primeiros autores aprovados eram oriundos de Rolândia, Ponta Grossa, Maringá, Contenda, Curitiba, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais, Pato Branco, Londrina e Carambeí.


O site, criado inicialmente para divulgação do edital teve mais de três mil acessos durante o processo de inscrição, realizado entre junho e agosto do ano passado. Atualmente, o portal está em fase de construção para receber as obras e divulgar o perfil e o trabalho de cada escritor. Todos os ilustradores convidados para ilustrar as obras são paranaenses e terão seus perfis igualmente divulgados na biblioteca, fortalecendo a cadeia produtiva no Estado. A Editora ABC Projetos também é uma empresa paranaense, fundada em 2007, na cidade de Ponta Grossa.


Como meio de promover a acessibilidade, todas as obras serão acompanhadas de audiolivro. No site ainda serão disponibilizadas oficinas de produção literária dirigidas ao público juvenil, a fim oportunizar que estes também sejam protagonistas no processo literário. O site também veiculará contação de histórias, possibilitando que a literatura seja representada a partir de diferentes expressões. A Biblioteca Gralha Azul tem o apoio através da Lei Federal de Incentivo à Cultura das empresas AP Winner, Paccar Financial, Belgotex do Brasil e Colégio Sepam.

Com informações: assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE