PUBLICIDADE

Alunos de PG participam de oficina sobre patrimônio cultural

A iniciativa ocorre na próxima quarta-feira (10/05), às 09h, e será destinada aos estudantes de 6º e 7º ano da instituição

Oficina ministrada pelo historiador Fábio Holzmann acontece no Colégio Estadual Francisco Pires Machado
Oficina ministrada pelo historiador Fábio Holzmann acontece no Colégio Estadual Francisco Pires Machado -

Alunos do Colégio Estadual Francisco Pires Machado, localizado no Cará-Cará, terão a oportunidade de aprender informações históricas sobre vários patrimônios culturais de Ponta Grossa, através de uma oficina ministrada pelo historiador Fábio Holzmann Maia, autor do livro “Conversa entre Instrumentos Musicais”. A iniciativa ocorre na próxima quarta-feira (10/05), às 09h, e será destinada aos estudantes de 6º e 7º ano da instituição.

Na oficina, através da exposição de imagens dos principais pontos de referência do município, Fábio abordará sobre o patrimônio cultural da cidade. “Espero contribuir para a construção de uma educação patrimonial, conscientizando os alunos a respeito do tema, de forma que compreendam a necessidade de respeitar e preservar os nossos bens culturais”, explica.

O “Conversa entre Instrumentos Musicais” conta com um livro infantil, onde os leitores conhecem a trajetória das bandas da cidade, em especial a da Lyra dos Campos. Na obra, os protagonistas da história são os próprios instrumentos musicais, que proporcionam ao leitor uma aula sobre música. É através de um diálogo entre esses instrumentos que cada um deles entende a sua importância para a formação de uma banda.

“A história da música de Ponta Grossa está inserida no patrimônio material e imaterial, e é um elemento essencial da nossa cultura. Procurei explorar na obra que cada instrumento tem a sua própria função, mas apenas juntos eles são capazes de formar uma banda de música, assim como na vida, em que cada um possui características próprias, mas são importantes em um conjunto”, expressa o autor do projeto.

Aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice), o projeto “Conversa entre Instrumentos Musicais” foi viabilizado pelo patrocínio da Copel e da empresa Continental, e produção da ABC Projetos Culturais. A obra é fruto da dissertação de mestrado de Fábio Holzmann Maia e conta com ilustrações da professora de artes e artista plástica, Rossana Molleta.

O livro também disponibiliza algumas atividades a fim de ampliar o caráter pedagógico da produção, bem como recursos interativos que estimulam e proporcionam experiências diferentes aos leitores. O livro conta com QR Code para que as crianças possam conhecer e ouvir o som produzido por cada instrumento. Além disso, o material também está disponível para ser acessado em audiolivro.

Em 2022, o autor realizou outras nove oficinas em demais instituições da cidade. Exemplares dos livros foram distribuídos gratuitamente em colégios da rede municipal de ensino da cidade possibilitando a democratização do acesso à obra.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE