Operário estreia na Copinha neste domingo contra o Paulínia; veja jogadores relacionados
Ao todo, 18 atletas viajaram para a disputa do maior torneio de base do futebol mundial
Publicado: 02/01/2026, 17:28

O time sub-20 do Operário Ferroviário viajou na tarde desta sexta-feira (2) para Paulínia, cidade-sede do grupo 20, no interior de São Paulo, para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, mais conhecida como a Copinha.
Localizada a 26,5km de Campinas, Paulínia é uma das cidades que receberá jogos do torneio. No Grupo 20 além do Operário e do Paulínia Universitário, time da casa, também participam as equipes do Vila Nova-GO e a Portuguesa-SP.
O técnico da equipe Sub-20 e ídolo da torcida operariana, Thiago Schumacher, exaltou a Copinha como um grande torneio. " A Copinha é uma competição gigante e precisamos de foco e boa preparação desde o início. Nosso elenco tem idade média jovem, mas todos estão aptos a competirem em alto nível", afirmou o treinador.
PREPARAÇÃO
De acordo com o treinador da equipe, a preparação iniciou no dia 4 de dezembro, com divisão em duas etapas: do dia 4 até o dia 24, com um foco especial em trabalhos físicos, de força e resistência dos atletas.
Após o período do Natal, o foco foi para a parte tática e de estilos de jogo da equipe. "Fizemos um simulado de horários, com treinos em horários de jogos, entre as 13h e 16h. Agora estamos na parte final da preparação, descansando atletas, mas sempre trabalhando a parte tática para chegar com bastantes conceitos, e preparados para a estreia dia 4", afirmou Schumacher.
Após assumir a equipe sub-20 em agosto, com a saída do técnico Jorge Ferreira, o técnico Schumacher exaltou também a implementação de suas ideias no time. "Em um mês, consegui colocar coisas minhas, que acredito e gosto. Os atletas assimilaram bem as ideias, estou muito feliz", disse o treinador.
ESTREIA
A estreia do Fantasma ocorre neste domingo (4), às 13h, justamente contra o Paulínia Universitário, no Estádio Luiz Perissinotto. No mesmo dia, às 15h15, Vila Nova e Portuguesa também se enfrentam.
Na segunda rodada, a piazada de Vila Oficinas enfrenta o Vila Nova. A partida acontecerá na quarta-feira (7), às 15h15. Também na quarta-feira, o Paulínia Universitário recebe a equipe da Portuguesa.
Por fim, o Operário fecha a fase de grupos contra a Portuguesa, às 13h de sábado (10), mesmo dia do duelo entre Paulínia e Vila Nova, que acontece às 15h15.
Todas as partidas do Operário terão transmissão gratuita pelo canal do Paulistão no YouTube.
ELENCO
Ao todo, 40 jogadores foram inscritos, mas apenas 18 viajaram para a disputa do torneio. Além do número limitados de jogadores que viajaram para a disputa do torneio, o técnico Schumacher também relembrou jogadores que agora foram inclusos oficialmente na equipe profissional.
"Alguns atletas foram para o profissional, e isso é gratificante. Perdemos na Copa São Paulo, mas ganhamos de ver eles ali, e trabalhamos pra isso. Estamos com um grupo mais jovem, mas, ao mesmo tempo, forte, com atletas inteligentes, com fome de vencer", afirmou o Schumacher.
Confira os jogadores que viajaram para a disputa:
GOLEIROS: Matheus Guarnieri (2005), Paulo Slominski (2007)
ZAGUEIROS: Leo Borges (2005), Deodato (2006), Vinicius Pedra (2006), Kauan Zunto (2007)
LATERAIS: Anthony (2007), Miguel (2008)
VOLANTES: Lohan (2005), Kayo Fernandes (2006), João Pagno (2007)
MEIAS: Dyego (2007), Gabriel Cardozo (2007)
ATACANTES: Japa (2005), Pietro (2006)
CENTROAVANTES: Jhow (2005), Rafael Nadal (2005), Germano (2009)




















