Miguelito é suspenso por cinco jogos após ataque racista contra jogador do Operário
Caso de injúria racial ocorreu no início de maio, em partida contra o América-MG
Publicado: 19/05/2025, 15:02

O atacante Miguelito, do América-MG, foi suspenso por cinco partidas e multado em R$ 2 mil pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), nesta segunda-feira (19), após ser acusado de injúria racial contra o atacante Allano, do Operário. O julgamento foi conduzido pela Primeira Comissão Disciplinar do tribunal. As partes ainda podem recorrer ao Pleno.
A sessão teve início por volta do meio-dia, com transmissão ao vivo pelo YouTube, e contou com depoimentos de advogados e testemunhas. Entre os ouvidos estava o volante Jacy, do Operário, que afirmou ter escutado Miguelito proferir a expressão “preto do caralho” contra o companheiro de equipe Allano, durante uma partida.
Na defesa, o América-MG apresentou um perito para contestar a versão de Jacy, alegando, com base em leitura labial, que o jogador teria dito em campo não ter ouvido nada. Um funcionário do clube mineiro também relatou ter escutado Jacy negar que presenciou a ofensa. O volante, no entanto, negou que tenha feito tal declaração.
Na votação, o primeiro auditor votou pela absolvição do atleta, citando falta de provas. Já o segundo e o terceiro votaram pela condenação, impondo a pena mínima de cinco jogos de suspensão e multa de R$ 2 mil. O quarto julgador novamente optou pela absolvição, forçando o voto de minerva do presidente da Comissão, Marcelo Rocha, que decidiu pela punição.
Miguelito foi enquadrado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de atos discriminatórios por motivo de raça, etnia, cor, sexo, idade ou condição de pessoa com deficiência. A pena mínima prevista é de cinco partidas de suspensão — aplicada neste caso em razão do bom histórico do jogador.
O América-MG foi absolvido das acusações relacionadas ao episódio. O Operário também foi inocentado após identificar o torcedor que teria feito ofensas a jogadores do time adversário durante a confusão.
Confira a matéria completa em Banda B, parceira do Portal aRede