Corrida da Virada abre os Jogos de Aventura e Natureza
Competição foi nesta terça-feira (31), em Matinhos. Além de estimular a prática esportiva, a competição atraiu grande atenção do público, oferecendo entretenimento para moradores e veranistas no Litoral do Paraná
Publicado: 31/12/2024, 20:00
Mais de 900 pessoas participaram nesta terça-feira, 31 de dezembro, em Matinhos, no Litoral, da Corrida da Virada, evento que abriu a programação dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs) no Verão Maior Paraná 2024/2025.
A corrida foi disputada em quatro categorias: 5km feminino, 5km masculino, 10km feminino e 10km masculino. Dentro de cada categoria, os participantes foram premiados com troféus ao vencerem as sub-categorias separadas por idade, começando no kids (até 13 anos) até 80 a 99 anos.
“A Corrida da Virada marcou o pontapé inicial dos Jogos de Aventura e Natureza, sendo o primeiro de mais de 30 eventos que compõem a programação ao longo da temporada", explicou Tiago Campos, diretor de Inovação e Desenvolvimento do Esporte da Secretaria estadual do Esporte (SEES), pasta responsável pelos JANs. "Além de estimular a prática esportiva, a competição atraiu grande atenção do público, oferecendo entretenimento para moradores e veranistas no Litoral do Paraná”, destacou.
VENCEDORES - Mariza Alves Lisboa, 80 anos, foi a vencedora na categoria 5km feminina de 80 a 99 anos. "Meu neto é quem me dá aula de corrida, comecei a correr aos 73 anos. Antes, eu nem pensava em correr. Já tenho 70 medalhas e, com esse aqui, são 11 troféus. Aconselho a todos que participem da corrida, é ótimo. É bom para a saúde, é muito legal", celebrou a atleta.
Alan Franck Almeida Rosa, 41 anos, de Curitiba, foi o campeão geral da prova masculina dos 5 km. "É muito bom vencer. Não tive um ano muito bom no esporte, foi um um semestre bem difícil. Faz parte, já que treino como atleta de elite e fico em alto rendimento, mas não sou profissional de corrida", contou.
"O corpo sente, principalmente aos 40 anos. Consegui ter um final de ano muito bom. Corri a maratona de Valência em dezembro e fui o quarto melhor brasileiro. Terminei o ano bem. Vim passar o ano novo aqui e participei da prova com a ideia de vencer mesmo, para encerrar o ano com uma sensação boa de vitória", disse.
Para acompanhar a filha Sara, de 9 anos, Marina (43) participou da corrida na categoria kids (até 13 anos). A menina é portadora de Síndrome de Down. "O incentivo ao esporte é muito importante para ela, tanto na parte social quanto na parte motora. Como ela se encaixa na categoria PCD, o incentivo da mãe precisa ser em dobro", afirmou Marina.
O jovem Guilherme Felipe da Rocha venceu a categoria kids (até 13 anos) com uma performance impressionante. "A prova foi muito legal e emocionante. Foi muito bom ficar em primeiro lugar e ganhar pontos no ranking", comemorou.
Sua mãe, Eva Vilma da Rocha, de 48 anos, destacou o desempenho esportivo do filho, que já foi campeão do duathlon (corrida e ciclismo). Ela disse que Guilherme tem como ídolo Ronan Cordeiro, atleta apoiado pelo Governo do Paraná, por meio do programa Geração Olímpica e Paralímpica, e medalhista de prata no triatlo dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.
Com informações: Agência Estadual de Noticias.