Projeto 'Sementinhas do Esporte 2' começa em PG | aRede
PUBLICIDADE

Projeto 'Sementinhas do Esporte 2' começa em PG

Parceria entre o Instituto Mais Ação e a Secretaria de Esportes é reafirmada para 2024

Atualmente, o projeto atende em Ponta Grossa cerca de 120 crianças e adolescentes
Atualmente, o projeto atende em Ponta Grossa cerca de 120 crianças e adolescentes -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em um ano e seis meses de existência na cidade, o programa 'Sementinhas do Esporte' busca aprimorar habilidades esportivas e promover hábitos saudáveis para crianças e adolescentes de 6 a 12 anos, meninos e meninas. Com 120 jovens envolvidos atualmente, a iniciativa oferece aulas de futsal, tendo como compromisso o desenvolvimento integral dos beneficiados.

O projeto 'Sementinhas do Esporte', além de Ponta Grossa, acontece nos municípios de Cubatão (SP), Estância (SE), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ), Santo André (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), Tucano (BA) e Uberaba (MG). Ele tem por objetivo impactar positivamente as comunidades onde está inserido. Em Ponta Grossa não é diferente. O projeto aprimora as habilidades esportivas, promove hábitos saudáveis, inclusão social e fortalece os laços comunitários dos beneficiados, incentivando a amizade e a cooperação. As aulas regulares ocorrem no Ginásio do Santa Paula.

A iniciativa conta com o patrocínio da Crown Embalagens, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal. O executor do projeto é o Instituto Mais Ação, com cinco anos de existência. É uma organização não-governamental com sede em Belo Horizonte (MG) e já beneficiou mais de três mil jovens de forma gratuita ao longo dos anos. O 'Sementinhas' conta também com o apoio da Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Esportes.

Esporte de qualidade

Os alunos recebem uniforme (camisa, bermuda e meião), que dão conforto durante as atividades, além de divulgar as instituições que viabilizam o programa. As aulas são ministradas por profissionais de Educação Física que utilizam materiais esportivos novos, como bolas, cones, entre outros. O projeto oferece também festivais esportivos, amistosos e aulas de inglês online.

"Nosso projeto tem como objetivo principal proporcionar aos alunos uma experiência esportiva positiva e transformadora. Buscamos oferecer uma estrutura para isso. Desde o início tivemos total apoio da Crown, da Prefeitura e da comunidade local. Isso facilita bastante. É uma oportunidade de implantarmos a sequência do 'Sementinhas' em Ponta Grossa e estamos confiantes no sucesso", destaca Alexandre Seixas, gerente do projeto.

Em outubro aconteceram os lançamentos nos municípios de atuação do Instituto. Os eventos deram oportunidade dos beneficiados e familiares conhecerem um pouco mais sobre o projeto e seus objetivos. Em Ponta Grossa, o lançamento foi realizado no último dia 30, no Ginásio Santa Paula, e contou com a participação do ex-atleta de futsal Joslei Fabiano, que inspirou alunos com sua história de perseverança, conquistas e vitórias.

Atualmente, o projeto atende em Ponta Grossa cerca de 120 crianças e adolescentes. "Pretendemos até o final do ano atender 140 alunos. É muito gratificante poder trabalhar em um projeto que proporciona a esses alunos um aprendizado com o esporte. Temos recebido retorno positivo das escolas onde eles estudam. O projeto tem contribuído na melhora das atividades escolares, comportamento e notas. É um grande legado que estamos deixando para todos", diz Arnaldo Tozetto, professor do projeto.

"O projeto 'Sementinhas do Esporte' é maravilhoso. Tenho muita gratidão pela experiência que meu filho está adquirindo, além do conhecimento e de todo carinho que o professor Arnaldo tem com as crianças. É gratificante ver a evolução dos alunos. Acompanho de perto os treinos e vejo a evolução dos meninos e meninas. Gratidão ao Instituto, ao Projeto e ao professor Arnaldo por tudo o que estão fazendo pelo meu filho", diz emocionada Marisa Carneiro, mãe do aluno Eduardo Carneiro.

Sobre o Instituto Mais Ação

O Instituto Mais Ação é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais. Criado em maio de 2018 por um grupo de amigos motivados pelo poder transformador do esporte, sua meta é promover a integração e a inclusão social, facilitando a convivência e o vínculo entre crianças e adolescentes por meio de atividades esportivas e educacionais. Além de incentivar o esporte desde as primeiras etapas até o alto rendimento, formando campeões dentro e fora das quadras. Atualmente, o Mais Ação executa os projetos Mais Ação Olímpico, Mais Ação Voleibol, Semear Esportes e Sementinhas do Esporte, todos gratuitos.

"Muito importante a parceria entre o poder público, empresas privadas e entidades sérias como o Instituto Mais Ação, todos comprometidos em ofertar mais qualidade de vida, incentivo às práticas esportivas e integração da comunidade. Por meio do projeto, as crianças saem das ruas e contam com uma opção de esporte e lazer no contraturno escolar. Estamos felizes e gratos em iniciarmos a segunda fase deste importante projeto", comenta Ede Pimentel, secretário Municipal de Esportes.

Sobre a Lei de Incentivo ao Esporte

A Lei n.º 11.438/06 – Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) –, como é mais conhecida, permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportivas distribuídos por todo o território nacional. Por meio de doações e patrocínios, os projetos executados via Lei de Incentivo ao Esporte atendem crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas com deficiência e idosos. Mais do que um instrumento jurídico, trata-se de uma inovação e um avanço na consolidação do paradigma do esporte como um meio de inclusão social.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE