Morre jornalista curitibana que travou luta contra câncer | aRede
PUBLICIDADE

Morre jornalista curitibana que travou luta contra câncer

Kathya foi diagnosticada com um câncer de mama agressivo há pouco mais de um ano e estava internada desde o início da semana

Kathya Baran morreu aos 44 anos nesta quinta-feira (16)
Kathya Baran morreu aos 44 anos nesta quinta-feira (16) -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Morreu na madrugada desta quinta-feira (16), aos 44 anos, a jornalista curitibana Kathya Pricyla Balan. Ela lutava contra um câncer agressivo e estava internada em um hospital da capital paranaense desde o início da semana. A morte da comunicadora ocorre cerca de quatro meses após a Banda B relatar a batalha enfrentada por ela contra a doença e o plano de saúde.

Diagnosticada com câncer de mama inflamatório triplo negativo metastático, o tumor de mama mais agressivo, Kathya teve de recorrer a uma campanha nas redes sociais para tentar garantir a aplicação de um remédio e tratar a doença. A luta, que ultrapassou as paredes dos hospitais e chegou às mãos da Justiça, mobilizou centenas de internautas à época.

De acordo com ela, as dificuldades para ter acesso ao tratamento tiveram início após a fusão entre empresas operadoras de planos de saúde. Na prática, a NotreDame Intermédica e a Hapvida sofreram uma integração e, juntas, adquiriram o Grupo Clinipam por R$ 2,6 bilhões. “Desde que a Hapvida entrou, virou um caos porque eles mudaram o sistema. Então, todo nosso registro não tem mais. Está sendo um absurdo”, disse a jornalista.

Cerca de dez dias depois da Banda B noticiar o caso da jornalista, ela foi às ruas para comemorar a primeira aplicação da medicação garantida na Justiça. O vídeo em que Kathya explicava a batalha teve mais de 1 milhão de visualizações. A paciente recebeu a dose inicial de Enhertu (trastuzumabe deruxtecana), indicado para o tratamento de pacientes adultos com alguns tipos de câncer de mama.

A caminho do velório de Kathya, a jornalista Carol Nery afirmou à reportagem que, apesar das aplicações do medicamento, o câncer acabou atingindo outros órgãos. “Ela teve o diagnóstico há cerca de um ano e, nos últimos meses, a doença veio de forma mais agressiva. A Kathya sempre foi muito sorridente, de bem com a vida, muito educada, amorosa, responsável. Ela tinha forças para dar forças para nós ainda”, lamentou Nery, sob choro.

Com informações da Banda B, parceira do Portal aRede.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE