Lua de Sangue: Eclipse lunar total poderá ser visto no Brasil
O evento começará às 5h44 da manhã e terá seu pico às 8h33, com término previsto para as 11h23, em 3 de março

No dia 3 de março, um fenômeno astronômico histórico ocorrerá: o eclipse lunar total, também conhecido como Lua de Sangue. Durante mais de uma hora, a Lua ficará completamente coberta pela sombra da Terra, adquirindo uma coloração avermelhada.
O evento começará às 5h44 da manhã e terá seu pico às 8h33, com término previsto para as 11h23. Embora o fenômeno não seja totalmente visível no Brasil, moradores da região Oeste, especialmente na Amazônia, terão a melhor oportunidade de observar a fase parcial do eclipse, caso o céu esteja claro.
Este eclipse é um espetáculo astronômico raro, onde a Lua, ao passar pela sombra da Terra, não desaparece, mas fica com uma tonalidade avermelhada devido à dispersão da luz solar na atmosfera.
O fenômeno ocorrerá em várias partes do mundo, mas a visibilidade será mais limitada nas regiões do Brasil, como no Sul e no Sudeste, onde o fenômeno não será visto nem como parcial. Em algumas áreas do Nordeste, o eclipse não será visível devido à posição geográfica.
Além de ser um momento único para os observadores de estrelas, o eclipse lunar também nos lembra da grandiosidade dos fenômenos naturais e de como a ciência e a tecnologia nos permitem entender e apreciar esses eventos cósmicos.
Para quem está no Brasil, o evento será um excelente espetáculo visual, caso as condições climáticas permitam.
Informações: Diário do Centro do Mundo





















