Rubio se reúne com Zelensky e fala em fim da guerra 'de uma vez por todas'
Encontro acontece antes das negociações trilaterais planejadas para Genebra, na Suíça, enquanto o governo Trump avalia os próximos passos no conflito

O secretário de Estado americano Marco Rubio afirmou que o presidente Donald Trump busca um fim definitivo para a guerra entre Rússia e Ucrânia, após o encontro com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky às margens da Conferência de Segurança de Munique, neste sábado (14).
“Me encontrei com o presidente ucraniano Zelensky para discutir a segurança da Ucrânia e o aprofundamento das parcerias de defesa e econômicas. O presidente Trump quer uma solução que acabe com o derramamento de sangue de uma vez por todas”, escreveu Rubio no X, compartilhando uma foto com o líder ucraniano.
O encontro acontece antes das negociações trilaterais planejadas para Genebra, na Suíça, enquanto o governo Trump avalia os próximos passos no conflito que já dura quase quatro anos. Rubio também destacou uma série de reuniões com líderes nórdicos durante a conferência, ressaltando o foco do governo Trump em gastos com defesa, segurança no Ártico e cooperação energética.
Os encontros ocorreram algumas semanas depois de Trump ter afirmado ter chegado a um "esquema para um futuro acordo" sobre a Groenlândia com o secretário-geral da OTAN.
Rubio escreveu que se reuniu com o presidente finlandês Alexander Stubb “para agradecer à Finlândia por pressionar nossos aliados em relação aos compromissos de gastos com defesa. Os Estados Unidos valorizam a Finlândia como um parceiro estratégico na OTAN e nos países nórdicos”.
Ele acrescentou em uma publicação separada que se reuniu com o primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Støre, e "discutiu o papel vital da Noruega na segurança do Ártico e a importância estratégica da Groenlândia. Aguardamos com expectativa a parceria com a Noruega em segurança da cadeia de suprimentos, incluindo minerais críticos".
Com informações da CNN Brasil




















