Diretor de Inovação da Univali, professor e advogado morre aos 50 anos em SC
Fábio Holthausen morreu em Itajaí e atuou em conselhos, fundações e universidades ao longo de décadas

Morreu na noite desta segunda-feira (9), em Itajaí, o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Fábio Zabot Holthausen, aos 50 anos. A informação foi confirmada pela Univali e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A morte ocorreu em decorrência de complicações após um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Advogado e professor, Fábio Holthausen era casado com Márcia Nazário de Castro Holthausen e pai de três filhos: Andressa, Rodrigo e Fernanda. Natural de Tubarão, no Sul de Santa Catarina, construiu uma trajetória marcada pela atuação nas áreas do Direito, Educação Superior, Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo no estado.
Atualmente, exercia o cargo de diretor de Inovação e Empreendedorismo da Univali. Ao longo da carreira, também foi presidente da Fapesc entre os anos de 2019 e 2022, período em que estabeleceu diálogo com diferentes atores do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) em Santa Catarina. Ainda na área, atuou como conselheiro estadual de Educação de Santa Catarina, presidente do Conselho de Administração do Sapiens Parque e diretor regional Sul do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).
A Univali, em nota, destacou a contribuição do professor para a instituição e para a comunidade acadêmica, ressaltando sua trajetória como pai, profissional dedicado e ser humano que deixou memórias marcadas pela ética e pelo respeito mútuo.
Além da atuação na Univali e na Fapesc, Holthausen foi vice-presidente de Educação e Pesquisa da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil-Portugal (SC), conselheiro do Conselho de Inovação do Município de Florianópolis e conselheiro do Conselho Deliberativo do Elume – Centro Regional de Inovação.
Diretor de inovação da Univali morre aos 50 anos
Na área acadêmica, era doutorando em Administração, mestre em Direito Constitucional, especialista em Liderança e Gestão de Instituições de Ensino Superior, possuía MBA em Gestão Empresarial e graduação em Direito. Iniciou a carreira acadêmica em Tubarão, onde atuou como docente de graduação e pós-graduação na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Foi cocriador da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unisul, coordenou a Incubadora de Empresas Crie e o Parque Científico e Tecnológico da instituição.
Também integrou o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Tubarão, foi membro da Câmara de Inovação da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Tubarão. Fábio Holthausen era autor de livros e artigos nas áreas jurídica e de CTI.
O velório ocorre nesta terça-feira (10), das 8h às 11h, no Auditório Nestor César de Carvalho, sala 209 do Bloco D1, no Campus Professor Edison Villela, da Univali, em Itajaí. A cerimônia de despedida está marcada para as 10h. Após, o corpo será encaminhado para velório e cerimônia de cremação no Cemitério e Crematório São Mateus, em Capivari de Baixo, das 14h30 às 18h.
Em nota, a Fapesc lamentou profundamente a morte de seu ex-presidente e prestou condolências à família, destacando a dedicação, o trabalho e o entusiasmo de Holthausen pelo ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina.
Com informações do Portal ND+




















