Juiz ordena libertação de criança de 5 anos e pai detidos pelo ICE | aRede
PUBLICIDADE

Juiz ordena libertação de criança de 5 anos e pai detidos pelo ICE

A detenção de Liam Ramos, e a imagem de um agente segurando a mochila do Homem-Aranha do menino, alimentou a indignação crescente com a ofensiva imigratória do governo Trump nos EUA

Liam Conejo Ramos, de 5 anos foi apreendido ppor agentes do ICE
Liam Conejo Ramos, de 5 anos foi apreendido ppor agentes do ICE -

Publicado por Iolanda Lima

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Um juiz federal dos EUA determinou a libertação de Liam Conejos Ramos, de 5 anos, e de seu pai do South Texas Family Residential Center, em Dilley, no Texas, neste sábado (31).

A ordem determinou que o menino em idade pré-escolar e seu pai sejam libertados “o mais rápido possível” e, no máximo, até terça-feira , enquanto o caso de imigração segue tramitando no sistema judicial.

Liam e o pai foram levados por agentes de imigração de sua garagem em um subúrbio de Minneapolis e enviados até um centro de detenção no Texas projetado para manter famílias detidas. Eles estavam presos havia mais de uma semana.

"O caso tem sua origem na busca mal concebida e incompetente do governo por cotas diárias de deportação, aparentemente mesmo que isso signifique traumatizar crianças", escreveu o juiz distrital dos EUA, Fred Biery, na decisão.

“Observar o comportamento humano confirma que, para alguns entre nós, o desejo por poder irrestrito e a imposição de crueldade em sua busca não conhecem limites e carecem de decência humana”, acrescentou.

Protestos contra a ofensiva migratória de Trump

A detenção de Liam — e a imagem marcante de um agente segurando a mochila do Homem-Aranha do menino enquanto ele olhava de baixo de um gorro com o desenho de um coelho — alimentou a indignação crescente com a ampla ofensiva imigratória do governo Trump em Minneapolis.

O juiz do caso também criticou os mandados administrativos, frequentemente usados por agentes federais de imigração para realizar prisões e que não exigem a assinatura de um juiz.

“Mandados administrativos emitidos pelo próprio Poder Executivo para si mesmo não atendem ao requisito de causa provável”, escreveu. “Isso é a raposa cuidando do galinheiro. A Constituição exige um agente judicial independente.”

O juiz observou que Liam e seu pai ainda podem acabar enfrentando deportação devido ao que ele chamou de sistema de imigração “arcano” dos EUA — mas “esse resultado deveria ocorrer por meio de uma política mais ordenada e humana do que a atualmente em vigor”.

Embora detenções em todo o país tenham alcançado alguns criminosos sem documentação — que o governo Trump afirma estar visando —, elas também atingiram residentes legais, famílias e crianças pequenas.

Liam é a quarta criança de seu distrito escolar a ser levada por agentes de imigração em um período de duas semanas, informou o Columbia Heights Public Schools. E, no fim de semana passado, uma criança pequena foi devolvida à mãe em Minneapolis após ter sido detida de forma semelhante e enviada ao Texas com o pai.

O distrito escolar de Liam disse estar “muito feliz” ao saber da decisão.

“Queremos que todas as crianças sejam libertadas dos centros de detenção e a reunificação das famílias que foram injustamente separadas”, afirmou o distrito em nota.

Com informações da CNN Brasil 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right