CNH Social: Carteira de motorista gratuita é lei no Paraná
O programa é voltado para pessoas com renda familiar de até três salários mínimos
Publicado: 09/01/2026, 08:02

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou a lei 22.763/2025 , que cria o programa CNH Social. A iniciativa, coordenada pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), vai permitir que pessoas em situação de vulnerabilidade tenham acesso gratuito à formação e à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da inclusão ou mudança de categoria. O objetivo é reduzir desigualdades sociais e econômicas e ampliar as oportunidades de ingresso e retorno ao mercado de trabalho.
Um vídeo publicado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), ultrapassou 1,5 milhão de visualizações em poucos dias. Na gravação, Curi destaca a aprovação do programa CNH Social, iniciativa que garante gratuidade completa para a obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou para mudança de categoria com fins profissionais, como transporte de cargas e passageiros. Veja:
O benefício inclui todas as taxas do Detran, exames médicos e psicotécnicos, além de aulas teóricas e práticas.
O deputado explica que o programa é voltado para pessoas com renda familiar de até três salários mínimos, com o objetivo de promover inclusão e ampliar oportunidades no mercado de trabalho.
“Tenho certeza de que esse projeto vai mudar a vida de milhares de paranaenses, reduzindo desigualdades e ajudando quem mais precisa a entrar ou voltar ao mercado de trabalho com uma carteira de motorista”, afirmou Curi no vídeo.
Segundo o parlamentar, o CNH Social integra o conjunto de políticas públicas do governo estadual voltadas à qualificação profissional e ao fortalecimento do emprego em todas as regiões do Paraná.
Informações: VVale




















