Novas regras da CNH devem beneficiar milhões de brasileiros, diz Aliel Machado | aRede
PUBLICIDADE

Novas regras da CNH devem beneficiar milhões de brasileiros, diz Aliel Machado

Deputado federal aponta que mudanças reduzem custos, simplificam etapas e ampliam o acesso à regularização de condutores em todo o país

O deputado federal Aliel Machado (PV) celebrou as mudanças aprovadas pelo Contran
O deputado federal Aliel Machado (PV) celebrou as mudanças aprovadas pelo Contran -

Publicado por Lilian Magalhães

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O deputado federal Aliel Machado (PV-PR) destacou, nesta terça-feira (9), durante evento com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do presidente Lula, a importância das novas regras para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), oficializadas pelo governo federal.

As medidas, aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), modernizam o processo de formação de condutores, reduzem custos e facilitam a regularização de milhões de brasileiros que hoje estão na informalidade.

Para o deputado, o conjunto de mudanças tem impacto direto na inclusão social e econômica. “Estamos garantindo dignidade a milhões de brasileiros que já dirigem, mas não tinham acesso à regularização. Isso ajuda trabalhadores informais, como entregadores que sonham em adquirir sua moto, por exemplo, e gera novas oportunidades para instrutores autônomos. É uma modernização necessária, que respeita o cidadão”, afirmou.

VÍDEO
Confira a declaração de Aliel Machado em vídeo compartilhado nas redes sociais. | Autor: Reprodução.
  

Modernização

Segundo Aliel, as mudanças representam “um avanço enorme”, especialmente para os trabalhadores. O novo modelo prevê redução de até 80% no custo total para tirar a CNH e diminuição de cerca de 40% no valor dos exames. Outra inovação é que motoristas sem penalidades terão a renovação da carteira feita de forma automática, simplificando um dos processos mais comuns do sistema de trânsito.

Entre as medidas anunciadas, está a oferta de aulas teóricas gratuitas por meio de aplicativo, além da possibilidade de contratar instrutores autônomos para as aulas práticas — mantendo as autoescolas como opção, mas sem caráter obrigatório. O cidadão também poderá optar pela carteira digital gratuita, sem necessidade de solicitar a versão física.

Com informações da assessoria.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right