Aneurisma cerebral: entenda quadro médico da socialite Kim Kardashian | aRede
PUBLICIDADE

Aneurisma cerebral: entenda quadro médico da socialite Kim Kardashian

Kim Kardashian revelou ter descoberto aneurisma cerebral durante exibição do reality show The Kardashians. Entenda quadro da modelo

Os médicos da norte-americana apontam o estresse como causa provável da condição
Os médicos da norte-americana apontam o estresse como causa provável da condição -

Publicado por Iolanda Lima

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A socialite e modelo norte-americana Kim Kardashian, de 45 anos, revelou ter descoberto um aneurisma cerebral após exames. O anúncio foi realizado durante a exibição do programa The Kardashians, reality show que mostra a rotina da família de celebridades.

Durante o episódio, a modelo compartilha a notícia com a irmã, Kourtney Kardashian. Os médicos da norte-americana apontam o estresse como causa provável da condição. Assim que diagnosticada, Kim associou o problema ao fim do casamento conturbado com o cantor Kanye West, de 48 anos. “Estou feliz que acabou, mas minha relação com meu ex é pra sempre, temos quatro filhos juntos”, diz Kim, durante a exibição.

O que é aneurisma cerebral

De acordo com manual MSD, referência para literatura médica, o aneurisma é uma protuberância na parede da artéria. Quando acontece nas artérias cerebrais, a condição é classificada como aneurisma cerebral. “Imaginamos as artérias como um cano que leva sangue ao cérebro. Na parede desse vaso, pode surgir uma dilatação que se torna um aneurisma”, exemplifica o médico neurocirurgião Victor Hugo Espíndola, especialista em doenças cerebrovasculares.

O aneurisma pode ocorrer em qualquer artéria do corpo, sendo a mais comum na aorta, artéria responsável por transportar o sangue do coração para o restante do organismo. Porém, em outras regiões também pode aparecer, incluindo as cerebrais, como no caso de Kim.

Segundo Espíndola, aneurismas são mais frequentes em mulheres e geralmente aparecem entre os 35 e 60 anos. A condição também atinge crianças. “Dependendo da faixa etária, os aneurismas podem ser até três vezes mais comuns nas mulheres”, explica o médico.

Grande parte dessas intercorrências arteriais são tratáveis, mas a maior preocupação está em casos de rompimento do aneurisma. “Quando o aneurisma se rompe, pode causar sequelas neurológicas graves e até levar à morte. Estimamos que cerca de 500 mil pessoas morram todos os anos por complicações dessa natureza”, ressalta o neurocirurgião.

Sinais precoce e como evitar

Antes de acontecer, o aneurisma cerebral dá sinais ao corpo, incluindo dores de cabeça muito fortes e persistentes, visão dupla, formigamento na cabeça e até convulsões. Quanto mais rápido for o diagnóstico, mais chances de sucesso no tratamento.

“Quando o aneurisma é identificado antes do rompimento e tratado com cirurgia ou embolização, as chances de recuperação são excelentes. Hoje, a taxa de preservação da vida nesses casos chega a 98%”, destaca Espíndola.

Para evitar a condição, é essencial ter um estilo de vida saudável, como a prática regular de exercícios e uma dieta equilibrada, além de evitar tabagismo, consumo excessivo de álcool e uso de drogas. Histórico familiar e hipertensão arterial também são fatores de risco.

A realização de exames periódicos é fundamental para a prevenção. “Muita gente só descobre o aneurisma por acaso, como no caso da Kim Kardashian”, finaliza o especialista.

Com informações do Metrópoles

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right