Noiva de fiel flagrada com padre no MT toma atitude após repercussão de vídeo
Flagra de padre com noiva de fiel foi filmado, e o vídeo logo circulou nas redes sociais e na cidade de Nova Maringá
Publicado: 15/10/2025, 13:24

A mulher flagrada com o padre Luciano Braga Simplício, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Nova Maringá (MT), registrou um boletim de ocorrência nesta segunda-feira (13). Ao portal g1, a Polícia Civil informou que o registro foi feito por conta da "divulgação indevida das imagens".
O momento chegou a ser filmado e logo repercutiu nas redes sociais e na cidade, que tem pouco mais de 5 mil habitantes. A gravação mostra o noivo da mulher arrombando a porta do quarto e do banheiro, após o padre se recusar a abri-las. Em seguida, a noiva é encontrada escondida, chorando embaixo da pia do banheiro.
Padre pode ser afastado do cargo?
De acordo com o Código de Direito Canônico de 1983, promulgado pelo Papa João Paulo II, sacerdotes do rito latino não podem manter relacionamentos afetivos ou sexuais. O descumprimento dessa obrigação é considerado uma falta grave, que pode prejudicar tanto a reputação do sacerdote quanto a imagem da Igreja perante os fiéis.
Quando um caso ganha repercussão pública, como o registrado nesta segunda-feira (13), o Código estabelece punições que vão de advertências formais à suspensão das funções clericais. Se a conduta for grave ou se repetir, o religioso pode ser afastado do cargo. Cabe ao bispo diocesano decidir sobre as punições, avaliando se o caso pode ser tratado localmente ou se deve ser enviado à Congregação para o Clero, no Vaticano.
Leia a matéria completa no Portal Hugo Gloss.