Lula tem 4 cotados à vaga de Barroso; saiba quem são | aRede
PUBLICIDADE

Lula tem 4 cotados à vaga de Barroso; saiba quem são

Ministro do STF anunciou sua aposentadoria nesta quinta-feira (9) após 12 anos na Corte

Roberto Barroso e os cotados para sua vaga no STF: Bruno Dantas, Jorge Messias, Rodrigo Pacheco e Vinicius de Carvalho...

Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/poder-justica/lula-tem-4-cotados-a-vaga-de-barroso-saiba-quem-sao/)
© 2025 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.
Roberto Barroso e os cotados para sua vaga no STF: Bruno Dantas, Jorge Messias, Rodrigo Pacheco e Vinicius de Carvalho... Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/poder-justica/lula-tem-4-cotados-a-vaga-de-barroso-saiba-quem-sao/) © 2025 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas. -

Publicado por João Victor Lourenço

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O ministro STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso, 67 anos, anunciou sua aposentadoria da Corte nesta quinta-feira (9) durante o Plenário.

“Sinto que agora é hora de seguir outros rumos. Nem sequer os tenho bem definidos, mas não tenho qualquer apego ao poder e gostaria de viver um pouco mais da vida que me resta sem a exposição pública, as obrigações e as exigências do cargo”, disse com a voz embargada.

Barroso está na Corte há 12 anos, desde sua posse em 26 de junho de 2013, após indicação da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Agora, caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicar quem vai entrar para o STF para ficar com a vaga de Barroso–será o 3º nome da atual gestão, depois de Cristiano Zanin e Flávio Dino.

Barroso já vinha ventilando nos bastidores que cogitava deixar o cargo de ministro da Corte depois de concluir seu mandato na presidência, encerrado em setembro. Com isso, o Palácio do Planalto, começou a mapear possíveis nomes.

Hoje, há 4 favoritos. Todos são considerados nomes de confiança de Lula e já estavam, em maior ou menor grau, no radar em quando foram feitas indicações anteriores ao Supremo no atual 3º mandato do petista. 

Leia a matéria completa no Portal Poder 360.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right