Justiça decide que demissões em massa do governo Trump foram ilegais
Juiz da Califórnia, contudo, não ordenou a reintegração ao trabalho de cerca de 25 mil funcionários dispensados pelas agências federais
Publicado: 13/09/2025, 16:18

A Justiça americana decidiu, na sexta-feira (12), que o governo do presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou ilegalmente a demissão de milhares de funcionários federais. A medida, porém, não ordenou a reintegração ao trabalho das pessoas desligadas.
Em meados de março, o governo Trump reconheceu pela primeira vez que havia cortado cerca de 25 mil trabalhadores que estavam em “estágio probatório”. Essas pessoas têm menos de um ano de serviço, embora muitas sejam funcionárias antigas ocupando postos novos no serviço público.
Ainda em março, o juiz distrital dos EUA, William Alsup, de São Francisco (Califórnia), ordenou a reintegração dos trabalhadores desligados. Na ocasião, Alsup disse que o Escritório de Gestão de Pessoal (OPM, na sigla em inglês), uma agência independente que administra a gestão do pessoal do governo, ordenou de forma irregular que as agências demitissem trabalhadores em massa, mesmo que não tivesse poder para fazê-lo.
Leia a matéria completa no Portal Metrópoles.