Klabin reforça ações de combate a incêndios florestais no PR como parte de campanha
Apesar da redução nos focos no início do ano, seca entre junho e outubro exige atenção
Publicado: 08/09/2025, 12:59

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, participa da campanha de prevenção a incêndios florestais da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE Florestas) de 2025.
O reforço na prevenção acontece em um momento de atenção redobrada. Apesar da queda de 40% nos incêndios florestais no estado do Paraná, registrados entre janeiro e abril, segundo o Corpo de Bombeiros, o período mais crítico ainda está por vir. Entre junho e outubro, a combinação de estiagem, vegetação seca e descuido humano aumentam os riscos de fogo em áreas nativas e florestas plantadas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, 90% dos incêndios florestais têm origem em ações humanas. Queimas irregulares de lixo, uso de fogo para limpeza de terrenos e desrespeito a às normas de segurança ainda figuram entre as principais causas.
Tecnologia e equipes especializadas em controle a ocorrência de incêndios
Comprometida com a sustentabilidade e a segurança, a Klabin mantém uma estrutura permanente de monitoramento e controle a incêndios em suas florestas. A Companhia opera um sistema de vigilância 24 horas por dia, com 30 câmeras instaladas em torres de observação que alcançam até 40 quilômetros. As imagens são monitoradas em tempo real por uma equipe treinada, que age de forma rápida na identificação e informação apara a equipe de campo deslocar para o controle de focos.
Além da tecnologia, a empresa conta com 1500 colaboradores preparados para atuar em emergências, uma aeronave com capacidade para 480 litros de água, 9 caminhões adaptados ao estilo do Corpo de Bombeiros e 16 caminhões-pipa.
"O controle a incêndios florestais é uma responsabilidade compartilhada. Por isso, nossa atuação vai além da Klabin. Temos equipes e equipamentos prontos para ajudar as comunidades rurais e urbanas próximas, trabalhando lado a lado com os órgãos de segurança.", destaca Carlos Cesar Santos, coordenador de Proteção Patrimonial Florestal da Klabin.
A campanha da APRE integra um esforço conjunto entre empresas, órgãos públicos e entidades de pesquisa, como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Embrapa Florestas e Ibama/Prevfogo. A meta é reforçar a cultura de prevenção e ampliar a educação ambiental em um dos períodos mais críticos para a vegetação nativa e as florestas plantadas do Paraná.
Com informações: Assessoria de Imprensa.