Governador confirma que montadora Geely produzirá carros no Paraná
Fabricante chinesa produzirá carros no município de São José dos Pinhais. Em fevereiro, a empresa anunciou uma parceria com a Renault
Publicado: 12/08/2025, 21:36

O Governador Ratinho Junior confirmou, em um podcast, nesta terça-feira (12), que a montadora chinesa Geely produzirá carros no Estado do Paraná, na Região Metropolitana de Curitiba. Em sua participação no podcast Inteligência Ltda, após ser perguntado por um dos participantes, ele comentou: “você está mais informado que eu”. Ratinho revelou que a indústria iria fortalecer ainda mais a indústria local.
Em fevereiro, o Governo do Estado anunciou uma parceria entre a Renault e a Geely Holding, para a produção e comercialização de novos veículos zero e com baixas emissões no Brasil. A planta industrial será o Complexo Industrial Ayrton Senna do Renault Group, em São José dos Pinhais.
"A formalização de uma parceria da Renault com a Geely é um marco para a economia do Brasil. E também aponta que o Paraná, o Estado mais sustentável do Brasil, continua a atrair bons negócios. As duas empresas acreditam na capacidade de trabalho do povo do Paraná e na força da sua gente. Vida longa a mais essa parceria. Sejam bem-vindos", disse Ratinho Junior, à época.
“A cooperação da Geely com a Renault é parte de seu compromisso de trabalhar com parceiros globais na transformação e melhoria da indústria, com foco na sustentabilidade. A relação da Geely com a Renault está evoluindo, desde a Coreia do Sul até os motores globais e, agora no Brasil. Ao trabalhar juntos, nos beneficiamos mutuamente de sinergias compartilhadas e eficiências aprimoradas, para criar ainda mais valor para os nossos consumidores em todo o mundo”, complementou, em fevereiro, Eric Li, chairman do Geely Holding Group.
Hoje, a Geely Holding atua por meio de uma série de marcas, incluindo a Geely Auto, Lynk & Co, ZEEKR, Geometry, Volvo Cars, Polestar, Lotus, Radar, smart, London Electric Vehicle Company e Farizon Auto. A Geely Holding vendeu mais de 3,33 milhões de veículos em 2024. As vendas de Volvo Cars atingiram 763.389 unidades em todo o mundo e o Geely Auto Group (que é cotado na bolsa de valores de Hong Kong) registrou vendas da ordem de 2.176.567 unidades.
Com informações da AEN