Irã: 13 crianças morreram devido aos ataques de Israel, afirma governo
Mais de 400 pessoas foram mortas desde o início do conflito, no dia 13 de junho, com pelo menos 3 mil feridas
Publicado: 23/06/2025, 10:21

De acordo com Hossein Kermanpour, chefe de relações-públicas do Ministério da Saúde do Irã, pelo menos 13 crianças foram mortas desde que Israel iniciou os ataques ao Irã, na noite do dia 12 de junho, sendo que a mais nova tinha “apenas dois meses de idade”. A última atualização foi feita no sábado (21) e afirma que mais de 400 pessoas foram mortas desde o início do conflito, com pelo menos 3.056 feridas.
“Desde o início da guerra de Israel contra o povo do nosso país, 163 mulheres ficaram feridas e 44 mulheres também alcançaram o status de mártires, duas das quais eram mães grávidas que morreram junto com seus fetos”, escreveu Kermanpour.
Segundo ele, o mais novo ferido na guerra é uma criança de 4 anos que está hospitalizada na UTI com 50% do corpo queimado. “A mãe da criança, Rasouli, ginecologista, seu pai e sua irmã de dois meses também foram martirizados”, completou o chefe de relações-públicas do Ministério da Saúde do Irã.
IRÃ X ISRAEL - Israel voltou a lançar ataques aéreos contra o Irã na manhã desta segunda-feira (23). O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, afirmou que as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) estão atacando alvos no centro de Teerã com “intensidade sem precedentes”. O foco dos ataques é a sede da Guarda Revolucionária do Irã (IRGC) e, segundo a IDF, vários soldados iranianos foram mortos.
De acordo com a IDF, os ataques atingiram a sede da Basij em Teerã, que, segundo a organização, “serve como uma das bases de poder do IRGC e é responsável, entre outras coisas, por fazer cumprir o código islâmico e denunciar civis que o violam às autoridades”.
Além disso, os ataques atingiram o Corpo de Alborz, que os militares dizem ser responsável por proteger diversas cidades na província de Teerã de várias ameaças e preservar a estabilidade do regime, juntamente com a inteligência das forças de segurança interna iranianas e a polícia de segurança geral.
Enormes nuvens de fumaça cobriram partes da cidade.
Mais cedo, nesta segunda, Israel realizou ataques à instalação nuclear subterrânea de Fordow, mesmo local bombardeado pelos EUA no sábado. A instalação, que é um dos locais nucleares mais importantes do Irã, está enterrada no interior de uma montanha.
Um relatório da IDF afirma que o novo ataque tinha como objetivo “interromper” a acessibilidade do local, depois que os EUA bombardearam a instalação nuclear no fim de semana.
Informações: Metrópoles