Frente fria provoca queda de temperatura e chuva nesta semana no PR
Nesta quinta-feira (24) é para ter registro de grandes volumes de água
Publicado: 23/04/2025, 08:59

A partir desta quarta-feira (23), a formação de uma frente fria associada com um sistema de baixa pressão na altura do Rio Grande do Sul, pode trazer de volta a chuva a todo o Paraná.
Na quinta-feira (24) é para ter registro de grandes volumes de água. Segundo, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), pode chover até 75 mm entre a quarta e quinta. Mas no sábado (26), o tempo deve voltar a ficar firme novamente.
As máximas do sábado podem chegar a 27 °C em Paranavaí, 26 °C em Umuarama e Guaíra. Em Curitiba, faz 13 °C de mínima e 22 °C de máxima. Em Paranaguá, 18 °C e 24 °C.
CHUVA PREVISTA - A circulação de um sistema de alta pressão presente na altura do Rio Grande do Sul, que transporta umidade do oceano para o continente através dos ventos que sopram em sentido anti-horário. Esse sistema provoca mudança no clima começa a partir desta quarta-feira (23), quando um sistema de baixa pressão atmosférica deve se formar sobre o estado.
Na quarta, o retorno das chuvas é esperado sobre o Paraná. A aproximação de um cavado – sistema alongado de baixa pressão – que estenderá desde o Paraguai, nordeste da Argentina e Mato Grosso do Sul até as proximidades da faixa oeste do Estado, favorecerá o avanço gradual de instabilidades, com as primeiras pancadas de chuva previstas para o setor oeste.
Pela manhã, as temperaturas mínimas ainda serão observadas entre o Centro-Sul, Sudoeste, Sudeste, Campos Gerais e RMC, com valores entre 10 ºC e 13 ºC. À tarde, as máximas se aproximam dos 30 ºC em algumas cidades do Sudoeste, Oeste Noroeste.
Na quinta, a atuação conjunta do cavado e o avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil intensificarão as instabilidades sobre o Estado. As chuvas se espalharão de forma mais abrangente ao longo do dia, com risco de temporais localizados, especialmente entre as faixas oeste e norte. Acumulados mais expressivos são esperados de forma generalizada sobre a faixa centro-sul do Estado.
Nas demais regiões, esses volumes poderão ocorrer de maneira mais pontual, associados a núcleos isolados de chuva forte. Devido ao deslocamento do sistema frontal pelo oceano em direção à região Sudoeste do Brasil, para a sexta ainda há possiblidade de pancadas isoladas no Leste e na faixa norte do Paraná, mas sem ocorrência de chuvas significativas.
Informações: Bem Paraná