Bombeiros localizam gato-maracajá dentro de casa no Paraná
Espécie consta na lista de vulneráveis entre animais ameaçados de extinção

Bombeiros foram mobilizados para resgatar um visitante inusitado em uma residência no Jardim Monte Cristo, em Paranavaí, no Noroeste do Paraná. Um gato-maracajá foi encontrado em uma área de cozinha, nos fundos da casa, na manhã do último sábado (02).
Com auxílio de uma rede e outros equipamentos, os agentes da 5ª Companhia Independente de Bombeiro Militar conseguiram resgatar o animal em segurança. O felino selvagem foi colocado em uma gaiola e entregue ao Instituto Água e Terra (IAT), órgão responsável pela preservação do patrimônio ambiental paranaense.
O animal deverá passar por uma avaliação médica, que irá determinar se há condições de retorno ao seu habitat natural. Com olhos grandes e pelos amarelos-escuros, o gato-maracajá (Leopardus wiedii) é carnívoro, tem hábito noturno e escala árvores com facilidade. O felino consta na lista de vulneráveis entre animais ameaçados de extinção, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
SEGUNDO RESGATE - Há exatamente um mês atrás, o Corpo de Bombeiros de Paranavaí também resgatou outro animal silvestre no mesmo bairro. Uma onça-parda foi encontrada em uma casa localizada no interior de um condomínio.




















