Quatro tremores de terra atingem três cidades da Serra Gaúcha | aRede
PUBLICIDADE

Quatro tremores de terra atingem três cidades da Serra Gaúcha

Rede Sismográfica Brasileira registrou quatro tremores de terra na Serra Gaúcha na madrugada desta segunda-feira (13)

Os tremores tiveram magnitudes de 2,3 e 2,4
Os tremores tiveram magnitudes de 2,3 e 2,4 -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), com dados do Observatório Sismológico da UnB (Universidade de Brasília) e do Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo), registrou uma série de pequenos tremores de terra no Rio Grande do Sul na madrugada desta segunda-feira (13). Os tremores tiveram magnitudes de 2,3 e 2,4 e ocorreram nos municípios de Caxias do Sul, Pinto Bandeira e Bento Gonçalves, todos na mesma área da Serra Gaúcha.

Moradores dos bairros Madureira, Universitário, Jardim América e Pio X, dentre outros de Caxias do Sul, foram acordados na madrugada de hoje pelos abalos acompanhados, segundo depoimentos, por um “estouro”.  Muita gente assustada com os abalos foi para a rua no meio da noite. O Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul recebeu diversos chamados entre 3h e 4h da manhã, mas nenhuma interdição foi necessária ou danos estruturais foram constatados, segundo a corporação.

O Primeiro dos quatro tremores na Serra foi registrado pelos sismógrafos da UnB e USP à 1h48 desta segunda com magnitude de 2,4 e com epicentro em Bento Gonçalves. O segundo se deu às 2h37 com magnitude de 2,3 em Pinto Bandeira. O terceiro, por sua vez, ocorreu em Caxias do Sul às 2h58 com magnitude de 2,8, o que foi seguido cinco minutos depois também em Caxias por outro abalo com a mesma magnitude.Os tremores ocorrem em meio à chuva extrema e inundações no estado. De acordo com o sismólogo Bruno Collaço, do Centro de Sismologia da USP, não se pode descartar a possibilidade de esses tremores terem relação com as chuvas, mas isso é muito raro.

Os acumulados de chuva na região de Caxias do Sul entre sexta e ontem ficaram entre 200 mm e 250 mm na maioria das áreas. Em Gramado, houve forte ondulação do terreno com escorregamento de encostas no bairro Piratini, o que já havia sido visto nos eventos de chuva extrema do ano passado.

A região do Rio Grande do Sul possui um histórico de ocorrência de tremores de terra de magnitudes entre 2.0 e 3.0 mR. Nos últimos dez anos, a região da Serra Gaúcha registrou 27 sismos. “Portanto, é mais provável que esses sismos tenham causas naturais”, afirma a rede sismográfica.

Com informações: MetSul.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE