Matheus Munhoz é eleito defensor público-geral do PR | aRede
PUBLICIDADE

Matheus Munhoz é eleito defensor público-geral do PR

Munhoz se elegeu com 122 votos e terá mandato de dois anos

Matheus Munhoz foi eleito defensor público
Matheus Munhoz foi eleito defensor público -

Publicado por Kadu Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O defensor público Matheus Munhoz foi eleito, nesta quarta-feira (17), o novo defensor público-geral (DPG) do Paraná, para o biênio 2024-2026, com 122 votos. A eleição teve registro de candidatura única, e o processo será homologado pela Comissão Eleitoral. Já a posse do novo DPG ocorre após confirmação do governador do estado, Carlos Massa Ratinho Junior. Dos 144 defensores e defensoras atuantes, 138 votaram. Foram registrados sete votos brancos, nove votos nulos e seis abstenções.

“Agradeço a confiança depositada e reitero o compromisso de uma gestão transparente, participativa e inovadora. Diante dos desafios que estão à nossa frente, estamos confiantes e na segurança de que juntos e conectados transformaremos a Defensoria Pública em uma instituição moderna, digital, acessível e acolhedora, interna e externamente”, afirma Munhoz.

Ele destacou que a candidatura buscou ser construída por meio de participação de toda a instituição. “Nosso plano de campanha, que agora podemos denominar de plano de ação, foi pensado coletivamente, através de muito diálogo e análise de críticas e sugestões recebidas, sendo nosso ponto de partida para os próximos anos”, ressalta o novo DPG. 

O atual defensor público-geral, André Ribeiro Giamberardino, parabenizou Munhoz pela eleição. “Desejo todo sucesso e que a Defensoria Pública continue conquistando avanços no Paraná na próxima gestão, oferecendo um atendimento cada vez melhor à população do nosso estado”, destaca Giamberardino.

Durante o período de transição entre as gestões, será oficializada a composição da Administração Superior que acompanhará o defensor público-geral ao longo do biênio.

FORTALECIMENTO DAS ESTRUTURAS DE TRABALHO - O novo DPG explica que um dos focos da gestão serão os avanços tecnológicos, com o objetivo de aprimorar o atendimento da Defensoria Pública. “Nossa estratégia para o crescimento da instituição estará fortemente ligada ao uso da tecnologia nos processos de trabalho em todo o Paraná, interna e externamente, visando também parcerias interinstitucionais. Atuaremos para tornar os serviços da Defensoria Pública mais eficientes por meio da inovação, tanto para quem presta o atendimento quanto para quem é beneficiado”, comenta Munhoz

Além disso, outra prioridade será o reforço das estruturas de trabalho das equipes nas diferentes regiões onde a instituição está presente. “Queremos estabelecer padrões de condição de trabalho, com recursos humanos e materiais suficientes para garantir a qualidade da atuação na ponta e também administrativamente”, complementa ele. A gestão também planeja fortalecer as políticas de saúde mental dentro da DPE-PR, com maior oferecimento de suporte psicossocial a servidores(as) e defensores(as). “Uma instituição que está bem internamente vai poder prestar um bom serviço à população. Por isso, é fundamental garantir condições dignas de trabalho e o bem-estar de nossas equipes”, conclui.

TRAJETÓRIA - Matheus Munhoz exerceu, entre 2021 e 2024, o cargo de coordenador da Assessoria de Projetos Especiais (APE) da instituição. Ocupou também a 1ª Subdefensoria Pública-Geral (2017-2021), a Coordenação de Planejamento (2015-2017) e a Coordenação do Grupo de Trabalho da Infância e Juventude (2014-2015), que se tornou o Núcleo da Infância e Juventude (NUDIJ). Aprovado no 1º concurso para defensor(a) público(a) da DPE-PR, Munhoz integrou também o Conselho Superior por dois mandatos (2013-2016).

Das assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE