Brasil registra recorde de desastres naturais em 2023; veja os locais | aRede
PUBLICIDADE

Brasil registra recorde de desastres naturais em 2023; veja os locais

Foram registrados 132 óbitos associados a eventos relacionados a chuvas, além de 9.263 pessoas feridas

Ao todo, foram registradas 1.161 ocorrências, sendo 716 associados a eventos hidrológicos
Ao todo, foram registradas 1.161 ocorrências, sendo 716 associados a eventos hidrológicos -

Publicado por Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Brasil bateu recorde de desastres naturais em 2023. Foram registradas 1.161 ocorrências, sendo que 716 destas estiveram associadas a eventos hidrológicos, como transbordamento de rios, e 445 de origem geológica, como deslizamentos de terra. Os dados foram divulgados pelo Centro Nacional de Desastres Naturais.

A maioria dos alertas emitidos foi enviada para regiões metropolitanas do país, ao Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, e Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Segundo o levantamento, Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, lidera o ranking de municípios, tendo recebido 61 alertas, seguido de São Paulo com 56 e Manaus com 49.

“O ano de 2023 foi peculiar em relação ao clima. Em meados do ano, houve uma transição rápida do fenômeno La Niña para o El Niño. Isso ocasionou uma mudança no padrão das chuvas em relação à média histórica. Os índices de chuva registrados em 2023 foram muito superiores no Sul e inferiores no Norte e Nordeste”, explica a diretora do Cemaden, Regina Alvalá.

“A mudança do clima também contribuiu para todo esse processo. O oceano mais quente significa mais vapor de água na atmosfera e, por consequência, provocam chuvas intensas e concentradas”, emenda.

Além disso, também foram apresentados dados sobre os impactos dos eventos climáticos extremos. No ano passado, foram registradas 132 mortes associadas a eventos relacionados a chuvas, 9.263 pessoas feridas ou enfermas e 74 mil desabrigados. No total, 524 mil pessoas ficaram desalojadas. As regiões mais afetadas foram o Sul do país, municípios de regiões metropolitanas das grandes capitais, vale do Maranhão, sudeste do Pará e municípios ribeirinhos do rio Amazonas.

Confira a reportagem completa no Correio Braziliense.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE