Estado investe para apoiar municípios com coleta de resíduos | aRede
PUBLICIDADE

Estado investe para apoiar municípios com coleta de resíduos

Entre as ações estão a coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos

A medida busca suprir a alta demanda da região em razão do aumento expressivo no fluxo de turistas
A medida busca suprir a alta demanda da região em razão do aumento expressivo no fluxo de turistas -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Governo do Estado, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), repassou R$ 26,3 milhões para as prefeituras dos municípios do Litoral intensificarem a coleta de resíduos sólidos durante a temporada do Verão Maior Paraná 2023-2024. A medida busca suprir a alta demanda da região em razão do aumento expressivo no fluxo de turistas.

Entre as ações estão a coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos; desassoreamento e limpeza dos canais; além de atividades relacionadas à educação ambiental. O recurso permitiu também aos municípios instalarem biodigestores para evitar a possível contaminação gerada pelos banheiros químicos.

“A nossa preocupação sempre foi tornar o Verão Maior Paraná cada vez mais sustentável, por isso repassamos às cidades do Litoral mais de R$ 26 milhões para serem investidos em limpeza pública. Para além das nossas belezas naturais, queremos que as pessoas visitem o Paraná também por causa da limpeza. Esse é um atrativo a mais que podemos oferecer”, afirma o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

Em Matinhos, por exemplo, o investimento por parte do Estado fez com que o número de coletores de lixo passasse de 30 para 70 profissionais. Já a equipe responsável pela varrição da praia saltou de 40 para 120 pessoas. Ampliação de quadro pessoal que também foi acompanhada por novos equipamentos, com a incorporação de sete caminhões compactadores de lixo neste período do ano, totalizando 15 veículos.

“Um exército de pessoas foi contratado para fazer esse serviço de limpeza, com novos caminhões e equipamentos adequados”, diz Souza.

De acordo com a prefeitura de Matinhos, o lixo recolhido passa de 55 toneladas/dia na baixa temporada para 140 toneladas/dia na alta estação, entre os meses de dezembro e março.

Com informações: Agência Estadual de Notícias.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE