Compagas tem ano marcado pela sustentabilidade | aRede
PUBLICIDADE

Compagas tem ano marcado pela sustentabilidade

A Companhia, que iniciou o ano com o contrato de concessão renovado para mais 30 anos, investiu para o desenvolvimento de soluções sustentáveis

Companhia teve incremento no número de clientes em todos os setores
Companhia teve incremento no número de clientes em todos os setores -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Compagas encerra 2023 com a marca de 900 mil metros cúbicos de gás canalizado distribuído no Paraná aos seus mais de 54,5 mil clientes e comemora as ações executadas voltadas à sustentabilidade e com compromisso ao meio ambiente.

A companhia, que iniciou o ano com o contrato de concessão renovado para mais 30 anos, investiu para o desenvolvimento de soluções sustentáveis, em especial para o biometano, uma energia eficiente, limpa e 100% renovável, com o compromisso de inserir esse combustível no portfólio de suprimento para proteger a natureza, expandir sua atuação no Paraná e oferecer um gás renovável aos clientes. A assinatura do primeiro contrato de fornecimento de biometano no Paraná deve acontecer em breve.

“Ao longo do ano trabalhamos para desenvolver uma série de ações que nos preparam para o novo contrato de concessão dos serviços de distribuição de gás canalizado que entra em vigor em julho de 2024, com metas de interiorização e atendimento a novas regiões do Estado, e o primeiro contrato de biometano a ser assinado nas próximas semanas representa um avanço estratégico para a Compagas”, ressalta o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr.

Segundo ele, isso significa que a partir de 2025 a empresa entregará energia renovável aos clientes, integrando parte do plano de desenvolvimento do biometano previsto em contrato. “Esse movimento de fornecer energias limpas ao mercado também está alinhado à nossa política de sustentabilidade e às práticas de ESG, atendendo a crescente demanda por fontes renováveis por parte dos consumidores”, acrescenta.

Os primeiros contratos em negociação estão ligados a áreas produtoras próximas à rede de gás natural existente. Atualmente, a rede de gás canalizado da Compagas se estende por mais de 870 km e atende a 16 cidades no Paraná e a utilização dessa infraestrutura para a distribuição de biometano é crucial para garantir que o gás renovável alcance outros mercados consumidores.

“A integração das áreas produtoras do biogás e do biometano com a rede de gás canalizado é fundamental para o desenvolvimento e distribuição eficaz do gás renovável no Estado. Sem a rede de distribuição não é possível distribuir o biometano de forma economicamente viável aos consumidores”, afirma Lamastra.

Na Chamada Pública conduzida pela Compagas em 2023, a empresa recebeu propostas de 12 fornecedores diferentes, com um volume potencial que pode ultrapassar 380 mil m³/dia de biometano para o Paraná. Isso reflete o forte interesse em ampliar o uso de combustíveis renováveis na matriz energética e o potencial do Paraná na produção de energia limpa.

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL – Pautada pela sustentabilidade, a Compagas desenvolveu ao longo do ano uma série de ações ligadas à mobilidade urbana e transporte. Entre elas destacam-se o estímulo ao desenvolvimento de testes com o gás natural e o biometano em veículos do transporte coletivo em Curitiba e Região Metropolitana, Ponta Grossa e Londrina.

Com os testes foi possível comprovar os números apresentados pelo fabricante e demonstrar na prática a eficiência do veículo. “Em Curitiba, a competitividade do GNV frente ao diesel foi maior, garantindo uma redução de custos de operação em cerca de 10%, já a emissão de poluentes foi 20% menor. Em Londrina, com o veículo sendo abastecido com biometano, a redução de emissão de poluentes chegou a 95%. Ou seja, em ambos os casos temos mais economia e sustentabilidade para o transporte urbano”, diz.

Lamastra ainda destaca que esses resultados foram obtidos com apenas um ônibus em rota e que uma operação concentrada com mais veículos pode garantir ainda mais vantagens à economia local. 

Outro projeto de destaque nesse contexto foi o mapeamento de rotas para a implantação de Corredores Sustentáveis, buscando viabilizar rotas de transporte do Interior ao Porto de Paranaguá para escoamento da produção agropecuária.


CLIENTES – A companhia encerra o ano com mais de 54 mil clientes atendidos nos segmentos industrial, comercial, residencial e veicular. O número representa um crescimento em relação ao número de clientes atendidos no ano anterior e a ligação de mais de 1,5 mil novos lares, comércios e indústrias paranaenses que recebem diariamente o gás canalizado.

A companhia vem ampliando a sua presença de forma constante também no mercado imobiliário. Em 2023, a Compagas fechou 77 contratos com construtoras e incorporadoras, somando 6.555 apartamentos que terão gás natural até 2028. Esse número é superior em 40% ao registrado em 2022. A utilização do gás natural tem se destacado como elemento crucial nos empreendimentos imobiliários de alto padrão.

SUPRIMENTO – Para garantir o suprimento de gás para o Paraná, a Compagas também firmou novos contratos de suprimento com a Petrobras. Os acordos assinados têm vigência a partir de 2024 e garantem gás ao mercado paranaense até 2034. O valor estimado das contratações é de cerca de R$ 6,4 bilhões. Entre as vantagens dos novos contratos está o preço mais atrativo da molécula, fator repassado aos consumidores nas revisões efetuadas pela agência reguladora.

A contratação com a Petrobras foi decorrente da Chamada Pública (CP-24) aberta pela Compagas no primeiro trimestre do ano. Os contratos firmados com a Petrobras são de longo prazo, porém foram estabelecidas janelas de oportunidades para novas aquisições de molécula a partir de 2025. Isso significa que a Compagas continuará a acompanhar o mercado para captar melhores condições, visando sempre a eficiência e a segurança operacional, e fará novas chamadas públicas anualmente.

As informações são da AEN

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE