EaD insere 85% dos estudantes no mercado de trabalho | aRede
PUBLICIDADE

EaD insere 85% dos estudantes no mercado de trabalho

Dados são do Ministério da Educação (MEC). Ensino à Distância pode ser solução para estudantes que precisam integrar os estudos com outras atribuições do dia a dia

Ensino a distância (EaD) ganha cada vez mais espaço no Brasil
Ensino a distância (EaD) ganha cada vez mais espaço no Brasil -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O ensino a distância (EaD) vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Isso se deve, em parte, ao fato de a modalidade ser uma opção para conciliar os estudos com outras atividades, como trabalho, cuidar da família ou qualquer outra prioridade.

De acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2022, do Ministério da Educação (MEC), 85% dos alunos de EaD também trabalham. Isso demonstra que essa alternativa de estudo está ainda mais popular para quem precisa conciliar diferentes afazeres. 

Além disso, a flexibilidade que o modelo oferece aos estudantes acaba se tornando um fator singular. A rotina, horários e tudo aquilo que for adaptável é levado em consideração para as pessoas que precisam estudar em momentos que sejam mais convenientes no seu dia a dia. Isso pode ser especialmente importante para estudantes que, por exemplo, trabalham na maior parte do dia ou que possuam responsabilidades familiares.

Nos últimos anos, o EaD foi o principal responsável pelo crescimento do ensino superior no Brasil. Isso se deve em grande parte pela queda da quantidade de alunos no ensino presencial - impactado pelo fim do FIES. O ensino a distância tem ofertado cursos com mensalidades mais acessíveis, as quais comprometem, em média, 17% da renda do aluno contra 30% da graduação presencial.

A modalidade, assim como os cursos presenciais, segue as Diretrizes Curriculares Nacionais, que exigem a presença dos estudantes em atividades práticas, participação em atividades de extensão, estágios curriculares, avaliação e outras necessidades observadas para a conclusão dos cursos.

“O desenvolvimento contemporâneo da sociedade, a necessidade de metodologias inovadoras, democráticas e flexibilizadoras possibilitaram a disseminação de serviços educacionais de ensino, pesquisa e extensão em locais mais distantes e a qualquer tempo, mediados por tecnologias. Nesse contexto, e considerando os princípios de universalidade, do acesso à educação e democratização do ensino superior, o EAD se tornou uma oportunidade para milhões de brasileiros. Além disso, a realidade atual dos alunos do ensino superior é de ter várias demandas profissionais, responsabilidades familiares e desafios de deslocamento, que se configuram como obstáculos significativos para a realização de uma graduação. Sendo assim o EaD se configura como a única solução possível e viável para esse público. Essa modalidade permite que alunos que residem nas mais diferentes regiões e municípios do país, acessem conteúdo educacional de qualquer lugar e a qualquer momento, facilitando a conciliação entre estudos e outras responsabilidades”, destaca Flávia Frutos, reitora da Universidade Anhanguera. 

O uso crescente da tecnologia na educação trará oportunidades exponenciais, considerando as novas tendências da área para ampliar o leque de possibilidades educacionais. Neste sentido, em um país com dimensões continentais, pode-se afirmar que, cada vez mais, o ensino a distância se consolida como importante oportunidade de democratização do acesso à educação.

Com informações da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE