Em depoimento, autor de ataque em escola quis ver vídeos sobre o crime | aRede
PUBLICIDADE

Em depoimento, autor de ataque em escola quis ver vídeos sobre o crime

Jovem de 16 anos também quis saber qual tinha sido a repercussão do seu ato; caso ocorreu em uma escola na zona leste de São Paulo

O adolescente deu várias versões sobre a motivação para o cometimento do ataque
O adolescente deu várias versões sobre a motivação para o cometimento do ataque -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O estudante de 16 anos que cometeu o ataque à Escola Estadual Sapopemba, na zona leste de São Paulo, na última segunda-feira (23), se automutilou ao desenhar uma suástica na panturrilha, fez postagens de cunho neonazista e racista nas redes sociais e pediu para assistir a imagens do atentado durante depoimento à polícia.

O adolescente deu várias versões sobre a motivação para o cometimento do ataque – ele matou a estudante Giovanna Bezerra da Silva, de 17 anos, e feriu outras duas alunas de 15 anos. Desde o bullying que sofria com provocações e xingamentos pelo fato de ser homossexual até o ódio de um professor e dois alunos, sem, entretanto, dizer a razão — Giovanna não era uma dessas estudantes, segundo ele.

Um detalhe que chamou a atenção dos policiais foi o fato de que o estudante manifestou interesse em ver vídeos do ataque que praticou — o que lhe foi negado — e também quis saber qual tinha sido a repercussão do seu ato. Antes de atirar nas vítimas, ele tinha iniciado no banheiro da escola uma transmissão pelo aplicativo Discord, rede social bastante usada pelos jovens.

Segundo pessoas envolvidas na investigação, o atirador desenhou a suástica na panturrilha como uma forma de ganhar fama e destaque dentro de um grupo do qual fazia parte no Discord, onde anunciou o plano de cometer o ataque a escola. Isso seria uma maneira de se afirmar em relação aos outros. Ele ainda teria desenhado uma suástica no rosto e divulgado a imagem em rede social, o que o levou a perder seguidores e um possível contrato para gravar uma música.

Uma das suspeitas da polícia é a de que o adolescente tenha sido incentivado a cometer o atentado e recebido instruções sobre como usar o revólver calibre 38 no grupo do qual fazia parte no Discord. Ele pegou a arma usada no crime escondido na casa do pai, no fim de semana que antecedeu o ataque.

A polícia também investiga uma série de IPs de internet de integrantes do grupo do qual ele fazia parte. A principal dificuldade nas investigações é que eles estão localizados fora do Brasil, estratégia comum entre usuários da dark web para dificultar o trabalho da polícia.

O grupo do qual o adolescente fazia parte já estaria sendo investigado em inquérito que tramita em outro departamento da Polícia Civil de São Paulo, com apoio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) do Ministério da Justiça, que apura a atuação de grupos extremistas na internet.

No 69º Distrito Policial (Teotônio Vilela), há três inquéritos relacionados ao atentado. Um deles é só o ato infracional em si, o ataque cometido na escola. O segundo diz respeito à responsabilidade do pai do adolescente, o motoboy Marcos Tuci, de 51 anos, pela arma usada na tragédia. O terceiro trata da formação de organização criminosa, com eventual participação de outras pessoas no episódio ocorrido na instituição de ensino.

O caso levou ainda a outro inquérito, esse sobre o vazamento de imagens do atentado à Escola Estadual Sapopemba.

Defesa

O advogado Douglas Oliveira, que assumiu a defesa do adolescente nessa terça-feira (24), após a saída de Antonio Edio, afirmou que foi decretada a internação e agora será solicitado um acompanhamento psiquiátrico do menor.

“Vamos solicitar ao magistrado que ele tenha um acompanhamento psiquiátrico para verificar algum distúrbio. Ele pode ter algum problema mental, uma inimputabilidade”, disse.

O delegado pediu à Justiça a quebra do sigilo telefônico do adolescente para investigar a participação de terceiros. “Hoje, podemos falar que não teve nenhuma participação. Mas a polícia vai investigar o celular para ver se ele fazia parte de um ou mais grupos”, disse o advogado.

As informações são do Metrópoles

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE