Filho de Faustão se manifesta sobre críticas à rapidez do transplante | aRede
PUBLICIDADE

Filho de Faustão se manifesta sobre críticas à rapidez do transplante

Médicos de paciente que estava na frente de Faustão abriram mão de órgão usado no transplante do apresentador de TV

João Guilherme compartilhou uma publicação de um médico especializado
João Guilherme compartilhou uma publicação de um médico especializado -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Após Faustão ser submetido ao transplante de coração nesse domingo (27), uma série de publicações nas redes sociais questionaram a rapidez com que o apresentador, que estava na fila de transplantes do Sistema Único de Saúde (SUS), conseguiu um órgão compatível tão rapidamente. Para esclarecer as dúvidas, João Guilherme, filho de Fausto, se manifestou no Instagram.

João Guilherme compartilhou em suas redes sociais uma publicação de um médico especializado no processo de doação de órgãos, que explica como funciona a organização da fila de espera.

“Seguimos em oração pela rápida recuperação do nosso querido Fausto após a realização do transplante bem-sucedido. Informem-se antes de julgar”, diz a publicação, feita por Enzo Celulari e compartilhada por João.

A postagem de Celulari foi publicada acompanhada por tweets feitos pelo médico Pedro Carvalho, que detalha como funciona todo o processo de transplante no SUS.

“'Fila' é um termo inadequado. 'Lista' é melhor. Por quê? Porque há uma série de critérios para se transplantar e a gravidade do paciente é o maior deles. Alguém que morrerá iminentemente sem o transplante será transplantada antes de uma pessoa mais antiga na lista. Além disso, o doador pode não ser compatível (grupo sanguíneo, painel de anticorpos) com uma pessoa e aí vai rodando a lista até achar um receptor. Claro que para pacientes em mesma situação clínica, o tempo de espera é, obviamente, um fator de decisão”, explica Carvalho.

Informações: Metrópoles

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE