Lobo-guará passa por avaliação antes de ser devolvido à natureza | aRede
PUBLICIDADE

Lobo-guará passa por avaliação antes de ser devolvido à natureza

Animal, um macho adulto de 30 quilos e com aproximadamente três anos, passou por uma bateria de exames que atestaram a sanidade, o que permitiu a soltura em uma das florestas da região de Campo Mourão

VÍDEO
Animal foi resgatado, passou por uma consulta, e liberado na natureza | Autor: Divulgação

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Policiais do 11º Batalhão da Polícia Militar de Campo Mourão, região Noroeste do Paraná, receberam uma visita diferente na madrugada desta quinta-feira (24/08). Um lobo-guará – animal silvestre ameaçado de extinção - foi avistado pela manhã entre as viaturas da guarnição. Acuado pelos cães que vivem no pátio do batalhão, o animal se aproximou da área administrativa, onde acabou cercado pelos policiais que acionaram os órgãos ambientais para o resgate adequado. 

Acionada pelo Instituto Água e Terra (IAT) e Polícia Ambiental, a equipe do Centro Veterinário Integrado, pertencente ao Centro Universitário Integrado, em Campo Mourão, participou do resgate do animal que é o maior canídeo (mamíferos carnívoros que englobam lobo, cão e raposa) da América do Sul e pode chegar a 30 quilos. “Preciso agradecer imensamente o curso de Veterinária desta faculdade, que atendeu o nosso chamado e cuidou muito bem do animal. Graças a esse atestado de sanidade, ele pôde ser relocado na natureza”, afirmou o chefe do escritório do IAT em Campo Mourão, Fabiano Viudes.

GALERIA DE FOTOS

  • Animal foi resgatado, passou por uma consulta, e liberado na natureza
    Animal foi resgatado, passou por uma consulta, e liberado na natureza
  • Animal foi resgatado, passou por uma consulta, e liberado na natureza
    Animal foi resgatado, passou por uma consulta, e liberado na natureza
  • Animal foi resgatado, passou por uma consulta, e liberado na natureza
    Animal foi resgatado, passou por uma consulta, e liberado na natureza
 

Segundo o professor Rafael Pinheiro, anestesista do Centro Veterinário Integrado após a captura o lobo-guará foi conduzido ao centro veterinário sem a necessidade de sedação. Após ingresso na clínica é que foi realizada uma contenção química com anestésico para avaliação, a fim de não correr nenhum risco do animal se machucar ou passar por estresse. Pinheiro destaca que “é uma satisfação poder trabalhar numa ação que objetiva devolver à natureza – em segurança – animal tão especial”. O professor conta que o lobo-guará era um macho de 26 quilos, muito saudável, e uma espécie rara na região. 

Como explica a coordenadora do curso de Medicina Veterinária do Integrado, professora Camila Mottin, o animal passou por exame de sangue, radiográfico, de fezes e urina. Apto para a soltura, foi encaminhado pelas equipes ambientais à uma área de reserva ambiental onde poderá seguir seu ciclo de vida em liberdade. 

Camilla destaca que esta é a segunda oportunidade vivida pela equipe do Centro Veterinário Integrado com animais silvestres em 2023. “A primeira ocorreu em março quando tivemos a satisfação de receber uma onça parda resgatada em Engenheiro Beltrão”, complementa. 

Os especialistas do Centro Veterinário Integrado orientam que em casos semelhantes – de encontro de animais silvestres em povoamentos rurais ou em área urbana -  a população deve acionar a Polícia Ambiental e nunca jogar água ou pedra para afugentar o animal. Isso pode aumentar o estresse e o animal pode se tornar agressivo para se defender.   


Saiba mais sobre o lobo-guará:

Dependendo da região, o lobo-guará também pode ser chamado guará, aguará, aguaraçu, lobo-de-crina, lobo-de-juba e lobo-vermelho. Ele é uma espécie de canídeo endêmico da América do Sul e suas marcas lembram as de uma raposa.

Mamífero, é um dos animais silvestres que constam na lista dos ameaçados de extinção no Brasil. Ao contrário de outras espécies de lobo que vivem em matilha, o lobo-guará é um animal de hábito solitário. Seu bioma é o Cerrado brasileiro. Vive em regiões abertas, como campos e matas de capoeira. Seu pelo é amarelo-alaranjado, com as patas e o focinho pretos. O pescoço é branco, assim como a ponta do rabo e dentro das orelhas compridas.

Considerado a maior espécie de canídeo das Américas, o lobo-guará não é agressivo. Ele é apenas curioso e, devido a drástica redução de seu habitat natural, pode se aproximar das povoações e áreas urbanas.



Com informações da assessoria de imprensa e AEN

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE