Lula informa ministra Rosa Weber que indicará Zanin ao STF | aRede
PUBLICIDADE

Lula informa ministra Rosa Weber que indicará Zanin ao STF

O presidente da República ligou para a presidente do STF e a expectativa é de que a indicação de Zanin ocorra ainda nesta quinta

Cristiano Zanin (foto) foi advogado de Lula
Cristiano Zanin (foto) foi advogado de Lula -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avisou à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) que indicará o nome do advogado Cristiano Zanin para a vaga de ministro da Corte. Segundo apurou o Metrópoles, Lula falou com Rosa Weber ao telefone sobre a indicação, na noite desta quarta-feira (31), e a ministra avisou aos demais colegas.

A expectativa é de que o nome de Zanin seja enviado ao STF ainda nesta quinta-feira (1º/6). Conforme publicou o colunista Igor Gadelha, Lula selou a indicação de Cristiano Zanin ao STF em reunião com o advogado na noite dessa quarta-feira (31) no Palácio do Planalto.

Em seguida, o petista também ligou para o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde Zanin será sabatinado no Senado.

Também na noite dessa quarta, o advogado jantou com com o decano do STF Gilmar Mendes, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

No Senado, na manhã desta quinta, Pacheco comentou o encontro: “Encontrei ontem com Cristiano Zanin, ele será o indicado pelo presidente da República para a vaga de ministro do STF. Essa mensagem deve chegar hoje ao Senado. Chegando, vamos encaminhar à CCJ. Já conversei com o presidente da comissão, Davi Alcolumbre, que dará o andamento da mensagem na CCJ, vai fazer a sabatina, apreciação do nome e vamos submeter ao Plenário”, disse Pacheco.

O presidente do Senado avaliou positivamente o nome de Zanin: “Ele reúne condições e tem os predicados para ser ministro do STF, e essa é uma avaliação que o colegiado do Senado terá condição de fazer”, afirmou.

Completou ainda que “não há um cronograma [para aprovação]”. “O presidente Davi Alcolumbre designa um relator, que apresenta o seu parecer para sabatina. O parecer é submetido à votação na CCJ e, votando, a gente leva ao plenário. Precisa de 41 votos para ser aprovado”, explicou Pacheco.

As informações são do Metrópoles

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE