Sebrae/PR estimula empresas na criação de produtos turísticos de experiência | aRede
PUBLICIDADE

Sebrae/PR estimula empresas na criação de produtos turísticos de experiência

Objetivo é promover o mercado com oferta de novas vivências aos turistas para que permaneçam mais dias nos destinos escolhidos

Produto Coleção Saudade, do Sesc Paraná, foi vivenciado pelos participantes do evento
Produto Coleção Saudade, do Sesc Paraná, foi vivenciado pelos participantes do evento -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Sebrae/PR lançou, nesta terça-feira (23), a segunda edição da Jornada de Formatação de Produtos Turísticos de Experiência Ponta Grossa e Campos Gerais, na Estação Saudade, em Ponta Grossa. O evento contou com a participação de representantes e empresários de Ponta Grossa, Castro, Carambeí, Tibagi, Sengés, Arapoti, Jaguariaíva, Piraí do Sul, Arapoti, Ortigueira e Palmeira que atuam no setor.

A Jornada contempla uma programação com workshops, imersão, mentorias, dentre outros conteúdos, com o objetivo de sensibilizar os empresários sobre o que é experiência do turismo, na prática, e estimular o desenvolvimento de produtos inovadores. A ação é um dos focos do Destino Turístico Inteligente (DTI), que tem como premissas o turismo inovador, tecnológico, sustentável e acessível, que colabore com o desenvolvimento econômico e na promoção de qualidade de vida local.

Conforme a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji, os novos produtos passarão por testagem mercadológica antes de compor o catálogo de Experiências Turísticas do Paraná, formatado no ano passado, por meio do Projeto Rede de Agentes de Turismo. Em 2022, a região dos Campos Gerais formatou 11 novos produtos turísticos de experiência.

“A experiência do turista é um dos pilares importantes para que possamos estimular a criação de produtos inovadores para o destino turístico inteligente. A ideia é ofertar novas vivências aos turistas para que possam permanecer mais dias no destino, fortalecendo a integração e consolidando cada vez mais o turismo da região”, frisa Nádia.

Um dos produtos de experiência da região, no segmento saúde, é o Conexão Natureza, criado em 2022, pela Aracê Turismo, agência de turismo em Ponta Grossa. Conforme a sócia administrativa, Rita Martins, o turista pode meditar e relaxar durante a trilha realizada no Parque de Natureza Buraco do Padre, localizado no Distrito de Itaiacoca, em Ponta Grossa. Ao final, o visitante é convidado a degustar o chope artesanal comercializado no local.

“Fomos provocados a criar um produto diferenciado e é um roteiro que deu certo. Agora, queremos entrar novamente na jornada”, diz Rita.

Outro produto criado na região é a Coleção Saudade, no segmento de cultura e história, pelo Sesc Paraná, com a proposta de vivência e reconhecimento dentro da Estação Saudade, prédio histórico de Ponta Grossa. A gerente executiva do Sesc Paraná, Mônica Diniz, detalha que a experiência turística, aliada ao álbum de figurinhas, vai além de um objeto simbólico e é uma valorização patrimonial, cultural e sensorial.

“A experiência permite o encontro com personagens como Santos Dumont, Getúlio Vargas, Francisco Búrzio, maquinista, foguista, passageiros e vendedor de bilhetes. Com uma proposta de vivência e reconhecimento dentro da Estação Saudade”, explica Mônica.

Empresários do setor do turismo e representantes de municípios dos Campos Gerais participaram do evento de lançamento da segunda edição da Jornada de Formatação de Produtos Turísticos de Experiência
Empresários do setor do turismo e representantes de municípios dos Campos Gerais participaram do evento de lançamento da segunda edição da Jornada de Formatação de Produtos Turísticos de Experiência |  Foto: Bia Cestaro
  

O conceito de DTI

No Destino Turístico Inteligente, além da formatação de novos produtos turísticos de experiência, também são trabalhados o fortalecimento do destino indutor, o mapeamento e a sensibilização para a gestão DTI, que é formada pela Secretaria de Turismo de Ponta Grossa, Paraná Turismo, Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau (PGCVCVB), Casa do Artesão, Câmara da Mulher Empreendedora, Vale dos Trilhos, Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur Campos Gerais), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia (SEHG), Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)  e Aracê. Em 2023, o trabalho tem continuidade em Ponta Grossa, com ampliação para Castro.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE