Região deve registrar volta das chuvas ainda neste domingo | aRede
PUBLICIDADE

Região deve registrar volta das chuvas ainda neste domingo

Metade leste do Paraná deve seguir com sol, mas com pancadas de chuva entre tarde e noite

Nuvens carregadas já são vistas em alguns pontos da cidade
Nuvens carregadas já são vistas em alguns pontos da cidade -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Neste início de semana, a passagem de uma frente fria espalha nuvens carregadas de Santa Catarina, passando pelo Paraná, ao litoral de São Paulo. Além disso, o tempo fica bastante carregado no Amazonas e oeste do Pará. A umidade marítima estimula as nuvens de chuva na costa leste nordestina. Em contrapartida, o ar seco ganha força entre o norte de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal, por conta de um sistema de alta pressão que inibe a formação de nuvens de chuva nessas áreas.

Região Sul 

Um sistema de alta pressão na retaguarda da frente fria, deixa o tempo firme no estado gaúcho, de Bagé a Uruguaiana, nas demais áreas do centro-sul do Rio Grande do Sul, o sol aparece, mas ainda há previsão para chuva isolada, incluindo a Grande Porto Alegre. Já na faixa norte do estado, incluindo Tramandaí e a serra, além da maior parte de Santa Catarina, bem como Florianópolis e a metade oeste do Paraná, o dia segue com muitas nuvens e condições para chuva em vários períodos do dia, intercalados com aberturas de sol. Nas demais áreas da Região Sul do Brasil, sol com pancadas de chuva entre tarde e noite, incluindo Curitiba.

Região Sudeste

Uma alta pressão, a qual tem correntes de ar subsidentes por girar no sentido anti-horário no Hemisfério Sul, impede a formação de nuvens de chuva, deixando o tempo aberto, com sol ao longo do dia e pouca nebulosidade, no norte e noroeste paulista, como Ribeirão Preto, Franca e São José do Rio Preto, além de áreas mineiras compreendendo o centro-leste, inclusive a Grande Belo Horizonte, o oeste e o Triângulo Mineiro. Atenção para a baixa umidade do are na metade oeste de Minas Gerais, norte e noroeste de São Paulo. Nada de chuva ainda na metade norte fluminense, oeste e em boa parte do Espírito Santo, bem como em Vitória. Nas demais áreas do Sudeste, há condições para pancadas de chuva, especialmente entre tarde e noite. Uma frente fria na altura do estado paulista, influencia a condição de chuva entre São Paulo, Rio De Janeiro e Minas Gerais.

Região Centro-Oeste

Uma alta pressão deixa o tempo firme no sul goiano. Sol ao longo do dia também no sudeste do Mato Grosso. No entanto, um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis entre Goiás e o Mato Grosso, estimula nuvens de chuva e há condições para pancadas na maior parte dos dois estado, bem como no Distrito Federal. No sul do Mato Grosso do Sul, a chuva pode cair em vários momentos do domingo, intercalada por aberturas de sol. Diferente do extremo norte do estado, que fica com condição de tempo estável. Nas demais áreas, bem como em Campo Grande, as pancadas estão previstas a partir da tarde.

Região Nordeste   

Toda a costa leste nordestina, bem como Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa e Natal, ficam com o céu cheio de nuvens e sujeito a chuva a qualquer momento do domingo. Pode chover em vários períodos ainda, entre o Maranhão e o Piauí e no Ceará. Nas demais áreas da Região Nordeste do país, sol com pancadas de chuva, especialmente entre tarde e noite. A umidade marítima e Zona de Convergência (ZCIT), são as responsáveis pela formação da nebulosidade sobre a Região.

Região Norte

De Palmas ao leste do Tocantins, na maior parte do Amazonas, de Roraima, leste e norte do Amapá, oeste e nordeste do Pará, parte do Acre e de Rondônia, bem como em Manaus, Belém, Rio Branco e Porto Velho, as nuvens de chuva se formam desde a manhã do domingo e as pancadas podem ocorrer ao longo do dia intercaladas com aberturas de sol. Nas demais áreas da Região Norte do país, incluindo Macapá e Boa Vista, sol com pancadas de chuva entre tarde e noite.

Perigo para chuva volumosa e risco de transtornos no litoral sul de São Paulo 

Alerta para temporais no norte gaúcho, em Santa Catarina, centro-sul do Paraná, centro-leste do Amazonas, oeste e noroeste do Pará, oeste do Amapá e na área entre o Piauí, Ceará, Paraíba e Pernambuco.

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento na metade norte do Paraná, faixa sul e faixa leste de São Paulo, litoral sul do Rio de Janeiro, sudeste do Mato Grosso do Sul, centro-oeste e norte do Mato Grosso, Rondônia, Acre, parte do Amazonas, do Amapá e do Pará, centro-norte do Tocantins, a maior parte do Nordeste do país. Rajadas de vento de 50 a 60 km/h do leste ao litoral sul gaúcho, independente da chuva.

As informações são do Climatempo

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE