Rodrigo Pacheco é reeleito e comandará Senado até 2025 | aRede
PUBLICIDADE

Rodrigo Pacheco é reeleito e comandará Senado até 2025

Resultado foi definido em primeiro turno. Pacheco recebeu 49 votos contra 32 do seu adversário Rogério Marinho

Presidente reeleito do Senado, Rodrigo Pacheco
Presidente reeleito do Senado, Rodrigo Pacheco -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Após votação acirrada, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito presidente do Senado Federal, com 49 votos. Rogério Marinho (PL-RN), adversário de Pacheco, obteve 32 votos. A eleição ocorreu na tarde desta quarta-feira (1º/2), data em que a 57ª legislatura teve início.

Para vencer a disputa, um dos candidatos deveria receber a maioria absoluta dos votos, ou seja, o apoio de 41 dos 81 parlamentares da Casa Alta.

Pacheco recebeu apoio de integrantes da base aliada do governo Lula. Ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL), o senador Rogério Marinho (PL-RN) contava com votos da oposição e de parlamentares independentes. Eduardo Girão (Podemos-CE) também estava na disputa mas, para fortalecer Marinho, retirou sua candidatura minutos antes da votação ter início.

Apoios Negociados

Com o apoio de siglas como PT, MDB, PSD, PDT e de alguns nomes do União Brasil, Pacheco confirmou o favoritismo na disputa à Presidência. No entanto, o senador precisou contar votos para ultrapassar Rogério Marinho, que teve apoio do PL, PP e Republicanos.

Marinho é da mesma sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, que optou por não declarar apoio a Pacheco e seguir com uma candidatura própria.

O desafeto do partido de Valdemar Costa Neto com Pacheco se deu pelo fato dele nunca ter sido “próximo” dos bolsonaristas. A vitória do parlamentar eleito por Minas Gerais é vista como “desfavorável” para os aliados de Bolsonaro. A candidatura de Marinho era defendida com o argumento de que ele iria “devolver o equilíbrio e a harmonia entre os Poderes”.

Com informações do Portal Metrópoles

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE