Covid causa inchaço? Entenda sequelas relatadas por Joelma | aRede
PUBLICIDADE

Covid causa inchaço? Entenda sequelas relatadas por Joelma

Cantora relata que, após contrair o vírus três vezes, há meses enfrenta sequelas da Covid-19, entre elas, o "efeito sanfona" que a deixa inchada, eventualmente.

Covid causa inchaço? Entenda sequelas relatadas por Joelma
Covid causa inchaço? Entenda sequelas relatadas por Joelma -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Cantora relata que, após contrair o vírus três vezes, há meses enfrenta sequelas da Covid-19, entre elas, o "efeito sanfona" que a deixa inchada, eventualmente. 

Após Joelma ter aparecido com o rosto bastante inchado durante um show que fez em Parauapebas, no sudeste do Pará, no último sábado (28), a cantora viralizou nas redes sociais pela aparência inchada. Na apresentação, ela chegou a comentar sobre o assunto.

“Um tempo atrás eu peguei meu ‘4º Covid’. Como é que explica um negócio desses? E toda vez que eu pego as sequelas voltam todas de novo. É muito inchaço, é muita alergia, é muito tudo. Mas eu não desisto. Continuei trabalhando. Gravei clipe, gravei DVD, tô aqui”, desabafou na ocasião.

A infectologista Andrea Beltrão disse que é raro que ocorra esse tipo de sequela.

"Essa sequela não é comum, não tem relação com procedimentos estéticos. O edema que ocorre após a Covid-19 é devido o processo inflamatório intenso que leva a trombose na microcirculação".

A médica explicou que reinfecções não potencializam os problemas, o efeito é contrário e "a tendência é que os sintomas seja mais leves".

A vacina contra covid, quando aplicada em pessoas que usam ácido hialurônico, pode causar esse problema?

A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD-RESP) publicou uma nota com estudos feitos pela revista científica New England Journal of Medicine (NEJM).

A pesquisa foi realizada com a vacina da Moderna. A pesquisa contou com 30 mil voluntários(metade foi vacinada e a outra metade recebeu um placebo). Apenas duas mulheres que haviam feito preenchimento facial de dois a seis meses antes do teste com a vacina contra Covid relataram inchaço no local de aplicação dos preenchedores.

"Duas pessoas em um grupo de mais de 30 mil não é considerado um número estatisticamente significativo. Além disso, efeitos colaterais advindos da aplicação de preenchedores faciais não são apenas raros, mas também transitórios e benignos. Geralmente, eles se caracterizam pela presença de sinais inflamatórios (inchaço, vermelhidão, calor e dor no local da aplicação do preenchedor) e respondem bem ao tratamento, que é individual e deve ser sempre prescrito por um dermatologista", aponta a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD-RESP)

Depois de uma infecção por Covid-19, ou mesmo a vacinação, ocorre um processo inflamatório no organismo e ele pode interagir com o ácido hialurônico presente nos tecidos aplicados. A dermatologista Ana Luiza Esteves comenta o motivo de ocorrer esse processo na face.

"É um lugar onde mais aplicamos ácido hialurônico, mas pode ocorrer em outras partes do corpo. Não é um evento tão comum, mas pode acontecer e é atribuída ao preenchimento facial. Tem alguns casos realmente que podem ocorrer sem o ácido hialurônico, mas eles são realmente bem pequeno", disse a dermatologista.

Esse processo pode ocorrer por causa de outras doenças, mas esse problema tem sido bastante relacionado ao covid-19. A médica ressalta que é importante tomar as vacinas disponíveis, mesmo que esse problema ocorra.

"Até porque a própria doença pode desencadear esse quadro. Quando isso acontece, existe tratamento e os pacientes costumam responder muito bem".

Ana Luiza Esteves explica que existe tratamento para esse inchaço.

"O tratamento é com substâncias anti-inflamatórias como corticoides. Em alguns casos pode ser necessário o ácido hialurônico com uma substância chamada hialuronidase, é como se ela dissolvesse esse hialurônico para ele não ficar mais presente neste tecido onde ele está", afirmou.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE