Feira Mais passa por sete comunidades de Castro na próxima semana | aRede
PUBLICIDADE

Feira Mais passa por sete comunidades de Castro na próxima semana

Cerca de 120 toneladas de recicláveis foram coletados desde o início do programa. Secretaria de Agricultura já distribuiu mais de 60 toneladas de alimentos

Programa troca recicláveis por alimentos da agricultura familiar e amplia impacto social e ambiental no município
Programa troca recicláveis por alimentos da agricultura familiar e amplia impacto social e ambiental no município -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O programa Feira Mais terá sua segunda ação do ano na próxima quinta e sexta-feira, dias 26 e 27, com atendimento em sete comunidades da cidade e do interior de Castro. Desta vez, os caminhões da Secretaria Municipal de Agricultura que promovem a troca de materiais recicláveis por alimentos produzidos por agricultores familiares vão passar pelas localidades de Agostinhos, Pereiras, Guararema, Rio Abaixo, Vila do Rosário, Colônia Santa Leopoldina e Jardim Primavera.

A dinâmica continua a mesma: a cada cinco quilos de recicláveis entregues, o participante recebe um quilo de alimento. Quem leva mais de 10 quilos garante um kit completo com frutas, verduras, feijão e pães artesanais. São aceitos papel, plástico, metal e vidro. Não entram na troca materiais como borracha, pneus, madeira, vidro de para-brisa, roupas e calçados.

Além de incentivar práticas sustentáveis e fortalecer a coleta seletiva, o programa contribui para a geração de renda no campo e para o abastecimento das famílias com alimentos frescos e de qualidade. Os recicláveis arrecadados são destinados à Associação Convicção Ambiental, beneficiando diretamente os catadores.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Reinaldo Cardoso Filho, o Feira Mais vive um novo ciclo de expansão. “Ele une sustentabilidade, apoio ao produtor rural e segurança alimentar na cidade e no campo, por isso vamos, na medida do possível, ampliando o atendimento para alcançar ainda mais comunidades”, destaca.

Na primeira ação do ano, no início de fevereiro, a retomada do Feira Mais atendeu 379 famílias e recolheu quase 8 toneladas de material. Desde o início, em 2025, o programa distribuiu mais de 60 toneladas de alimentos da agricultura familiar do município para 5,2 mil pessoas. Ao todo, já são 120 toneladas de recicláveis que beneficiaram os associados.

Confira a programação da primeira ação de 2026:

Quinta-feira (26)
Agostinhos: 9h, em frente à Igreja
Pereiras: 10h, em frente à Igreja
Guararema: 10h50, no Cras
Rio Abaixo: 13h30, em frente à Igreja

Sexta-feira (27)
Vila do Rosário: 8h30, na quadra de areia
Vila do Rosário: 9h30, ao lado do UBS Elvira Kugler
Colônia Santa Leopoldina: 10h30, em frente à Capela Santo Antônio
Jardim Primavera: 13h30, no Cras Consulesa

RESUMO

Cronograma e comunidades: A segunda ação de 2026 ocorrerá nos dias 26 e 27 de fevereiro, atendendo sete localidades (Agostinhos, Pereiras, Guararema, Rio Abaixo, Vila do Rosário, Colônia Santa Leopoldina e Jardim Primavera).

Regras da troca: O programa troca 5 kg de materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro) por 1 kg de alimento; quem entrega acima de 10 kg recebe um kit completo com frutas, verduras, feijão e pães produzidos por agricultores locais.

Impacto socioambiental: Desde 2025, a iniciativa já distribuiu mais de 60 toneladas de alimentos e recolheu 120 toneladas de recicláveis, beneficiando a segurança alimentar das famílias, a renda do produtor rural e os catadores da Associação Convicção Ambiental.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right